terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Você já fez 69?

Você já fez 69?
Antonio Nunes de Souza*

Pois eu já fiz!
Claro que não é a numeração pejorativa que passou logo na sua mente impura. Estou me referindo à idade, que eu, honrosamente, comemorei no mês passado, atravessando ileso mais de meio século, enfrentando todas as adversidades e acidentes de percursos que essa vida louca nos proporciona. Mas, em compensação também nos enche de alegrias e prazeres, fazendo com que, a cada dia tenhamos mais satisfação em viver e achar que deveríamos ser eternos.
Estou externando esse fato em função da comemoração nacional do dia dos idosos, ocorrida à semana passada, e eu, quando dei por mim, percebi que faço parte dessa fatia hoje denominada de “melhor idade”!
Na verdade não gosto de rotulações, pois sempre tomei por base que idades não existem e a contagem de tempo serve apenas para se marcar compromissos. O importante são os espíritos, as idéias, condições físicas, comportamentos e, principalmente, saber manter um bom humor sendo sociável. Ou seja, como se diz no popular: o que vale é a cabeça!
E, baseando-me nesse meu pensamento, com toda certeza jamais passarei de 30 anos e nunca entrarei na categoria da tão decantada melhor idade, uma vez que, para mim, a melhor idade é aquela que você está com tudo encima sem precisar de ajudas médicas e laboratoriais.
Ainda bem que, mesmo já atingindo meus 69, ainda não comecei a sentir os sintomas de debilitações tão comuns depois dos 60, podendo ainda curtir todas as delícias dessa vida louca, sem medo de ser feliz.
Dou parabéns aos idosos, desejando que eles sejam felizes, desfrutem seus restantes anos com afinco e dedicação, jamais deixando nada para amanhã, pois o amanhã não existe e devemos viver sempre o hoje.
Aos jovens eu daria um conselho para que se cuidem para que consigam chegar aos 69 completamente saudáveis e, enquanto não chegam nessa idade, aproveitem e vão fazendo aquele 69 que vocês pensaram no início da leitura, pois, embora seja uma posição nada cômoda, termina com todo mundo feliz e sentindo prazer!

*Escritor (Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

Nenhum comentário: