quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tenha cuidado com as Mônicas!

Tenha cuidado com as Mônicas!
Antonio Nunes de Souza*
Inegavelmente, existem algumas pessoas que, por ironia do destino ou conhecidência, representam e trazem complicações para aqueles que se envolvem com elas. Sendo que o mais interessante é a curiosidade maior com relação à similaridade dos nomes.
Lembro-me como se hoje fosse que meu avô que também era meu padrinho, homem experiente e grande namorador na sua época, chamava-me sempre a atenção: Meu filho, não queira nada com mulher chamada Shirley. São perigosíssimas, danadas e expertas. É chifre na certa!
Eu, na minha puberdade, sorria achando engraçado aquele coroa bonito com olhos azuis, vendo a seriedade com que ele me dava tal conselho. Imaginava logo que, certamente, alguma Shirley teria aprontado com meu querido avó/padrinho, deixando essa magoa acentuada em seu coração.
Cara, o tempo foi passando e eu embora sem dar tanto crédito, nunca esqueci desse conselho, sempre sorrindo quando lembrava. Mas, não é que, impressionantemente, ele tinha razão?
Tive oportunidade de conhecer cada Shirley de arrepiar os cabelos. Eram bonitas, charmosas, geralmente cabelos castanhos claros ou louros e ariscas. Gozado como até nas estaturas eram parecidas, pois sempre eram de meia altura e um pouco “cheinhas” como pedia a moda na época, bem diferentes das esqueléticas mulheres de hoje, que querem nos impressionar com anorexias, pensando que queremos ossos para fazer sopa. E, o mais engraçado nesse fato era a enxurrada de mulheres com esse nome, que imagino ter sido uma homenagem à atriz Shirley MacLane que tinha surgido algum tempo atrás e, como é muito comum até atualmente, muitos pais utilizaram e ainda utilizam os nomes dos artistas em evidência para homenageá-los na pessoa dos seus filhos.
É claro que também conheci “Srirleys” (pouquíssimas, bem verdade), que fugiam desse comportamental, mas, certamente, tratavam-se das exceções da regra.
Como a escolha de nomes é algo sazonal, sendo a mídia uma das responsáveis nas divulgações dos astros e estrelas que brilham naquele momento, fiz uma rememoração vasculhando a gaveta do passado e lembrei-me que, nos anos 60/70, brilhava no cinema mundial a linda atriz italiana Mônica Vitti, consequentemente, gerando uma série de crianças “Monicas”, hoje mulheres em todas suas plenitudes. E, se meu avô estivesse vivo certamente diria: Meu filho tenha um cuidado especial com as Monicas!
Provavelmente sua exclamação e aviso seria baseado no escândalo mundial do Presidente Clinton com a Mônica Lawinsky e o atual com o Presidente do Senado Renan Calheiros e a sedutora duble de coelhinha e jornalista, Mônica Veloso. Em ambos os casos sexo é a maior tônica.
No americano o presidente passou o maior sufoco, mas, por ter sido sincero, confessado sua falta de ética e pedir perdão a sociedade, terminou saindo-se bem até com sua esposa, livrando-se, milagrosamente, de perder o mandato. Mas, com nosso Senador Renan Calheiros a coisa foi muito mais além, pois, não só existiu um romance com a prova cabal de uma filha, como também, a maneira nada legal dos pagamentos das pensões alimentícias.
Tenho certeza absoluta que vovô, se aqui estivesse, encheria o peito e me diria: Viu meu filho. Não lhe avisei? A Revista Veja fez a denúncia bem detalhada e a Playboy apresentou a prova nua e crua!
F I M
*Escritor (Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com).

Nenhum comentário: