terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Quer viajar para o Além? Voe HBLEM!

Quer viajar para o Além? Voe HBLEM!
Antonio Nunes de Souza*
-Oxente! Já está atuando outra companhia aérea na região?
-Você tá por fora compadre! Parece até que não mora na região, pois, qualquer criancinha da cidade sabe que, quem tem pressa de partir para o paraíso, o hospital tem excursões diárias, com passagens grátis, atendendo os “passageiros da agonia” com vôos diretos e sem escalas!
-Rapaz me explique direito esse negócio, que não estou entendendo nada!
-Você pensa que tem alguém entendendo? O povo está em polvorosa, louco para que essa companhia de turismo fúnebre feche de uma vez, ou que seja entregue a uma administração que tenha compromisso com a comunidade regional.
-Mas, lá não dispõe de uma boa equipe médica?
-Claro que sim! Bons clínicos e cirurgiões, porém, como podem trabalhar conduzindo a nave dentro dos padrões normais e eficientes, se o serviço de bordo e os equipamentos são de uma qualidade desqualificada? Que adianta você contar com excelentes pilotos e o veículo debilitado e sem combustível?
-Pôxa vida mermão! Felizmente o governo do Estado está mandando uma grana preta e as coisas vão entrar nos eixos!
-Há! Há! Há! Já vi que você está mais por fora que honestidade na câmara de vereadores, ou então querendo gozar com minha cara! O governo tem mandado mais de um milhão por mês, materiais básicos e outras ajudas mais, entretanto, a maior parte dessa verba é destinada para pagar altos salários a uma gama de diretores, assessores, aspones, gepones, terceirizações desnecessárias e prejudiciais e uma grande equipe de “hospital-moça” protegida pelo capitão da aeronave e seus aliados. Logicamente, a sobra não dá para comprar os remédios, lençóis, manutenção, alimentação, saneamento e, tendo como mais trágico, os pobres salários daqueles que não estão protegidos embaixo das asas do “avião da alegria”!
-E o presidente do HBLEM, não toma providências?
-E pode? Lá, meu amigo Costa, gente boa, mas, tem que operar como se fosse o “biruta” do campo de pouso. Rodando feito um louco, de conformidade com os ventos que os comandantes maiores sopram! Só existem duas opções para ele: desembarcar ou deixar a nave voar com seus vôos rasantes, sendo depois um co-responsável pelos resultados atuais e futuros. Acho até que já ultrapassou o tempo de uma decisão sensata pulando de pára-quedas!
Pode parecer ceticismo, maldade, deboche, politicagem ou outras adjetivações não elogiosas, porém, não se trata, absolutamente, de nada disso!
Nossa intenção está voltada no sentido de restabelecer a funcionabilidade do nosso maior hospital, que sofre pelas administrações caóticas nos últimos anos. Exagerado cabide de empregos, funcionários e diretores que nem aparecem, sem qualificações necessárias para exercerem as funções com dignidade e nenhum compromisso com a saúde do povo. Uma pena que, quando a ambulância do SAMU leva um doente e lhe diz: Pronto amigo, chegamos ao HBLEM!
O doente sai do estado de coma e grita: Socooooorrrro me tire daqui pelo amor de Deus! Deixe-me voltar para fazer meu testamento!
*Escritor (Vida Louca - ansouza_ba@hotmail.com)

Nenhum comentário: