quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Ó Paí, "OI"!

Ó Paí,“OI”!
Antonio Nunes de Souza*

Nós brasileiros, verdadeiros cordeirinhos com relação a reclamar seus direitos, herança maldita do tempo da colonização que, reclamar direitos era ganhar severas punições. Já estávamos até melhorando bastante, mas, com o golpe militar de 64, eles passaram mais de vinte anos nos forçando a conservar tal comportamento, talvez para eternizá-lo no povo brasileiro.
Continuamos aceitando todos os absurdos nas áreas políticas, industriais, financeiras, sociais e, principalmente, serviços, que massacram o povo de uma maneira cínica e desprezível.
A abertura de prestadoras de serviços de comunicação, no caso em questão a telefonia, lógico que demonstra um avanço em benefício do povo, já que a concorrência é benéfica para que tenhamos preços mais acessíveis, desde quando essas multinacionais ou mesmo nacionais, não pratiquem os famigerados cartelismos, tão peculiar entre eles.
Sendo o mais aterrorizante as propagandas enganosas, serviços de atendimento insólitos e ineficientes, bandas largas mais estreitas que o canal do Gibraltar, além de cobranças indevidas e assistência técnica de quinta categoria.
Mas, com tudo isso, nossos cordeiros falantes continuam prestigiando essas empresas, falando mal nos aparelhos celulares e nas esquinas da vida, sem tomarem posições mais radicais utilizando os seus direitos.
Hoje estamos vivendo, lamentavelmente, uma situação absurda de falta de comunicação, decorrendo prejuízos significativos, principalmente aos empresários, exatamente numa data onde o comércio tem possibilidades de boas vendas através do sistema de crédito dos cartões. “Claro” que essas provedoras deveriam ter, obrigatoriamente, uma unidade de reserva para, em casos de acidentes ou defeitos técnicos, possam entrar, imediatamente, para que não cause prejuízos aos seus usuários.
Mas, para que essa atenção seja dada aos clientes, seria preciso que as autoridades estivessem com o olho “Vivo” e fiscalizassem eles “Tim” tim por tim tim, aplicando multas severas, inclusive, cancelando contratos.
Nós brasileiros somos o segundo maior comprador de aparelhos celulares do mundo, perdendo apenas para os americanos do norte, mas, com certeza, somos também os mais sofredores para desfrutar de tal serviço. É capaz de na África e nas comunidades indígenas existam comunicações através de tambores e fumaça que são mais eficientes que esses pseudos avanços tecnológicos. Pelo menos, estes, nunca estão fora de área!
Precisamos extirpar de nossa vida essa cultura de falar mal, sofrer e não fazer nada, se acomodando na omissão e deixando que nos façam de idiotas.
Já ia me esquecendo de um detalhe insuportável e constrangedor! Diariamente somos obrigados a receber mensagens por eles enviadas, oferecendo milhões de vantagens que, em sua grande maioria, não passa de mais um engodo comercial.
Ó Pai,”OI”! Veja o transtorno que você está nos causando!

*Escritor (Vida Louca - ansouza_ba@hotmail.com)

Nenhum comentário: