terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Qual o sinônimo de político?

Qual é o sinônimo de político?
Antonio Nunes de Souza*
Com certeza veio a sua cabeça um adjetivo pejorativo, dado ao hábito e costume de ouvirmos, repetidamente, criando uma situação constrangedora para aqueles que militam nessa área, muitas vezes deixando suas atividades particulares no sentido de servir sua comunidade, estado ou país e são englobados também dessa forma.
Temos que ter o discernimento de saber escolher, criteriosamente, aqueles que têm compromissos com a região, domicílio, comportamento ético, serviços prestados e comprovados, etc., pois, sem sombras de dúvidas, dentro desse circo dos horrores podemos encontrar muitas mulheres e homens qualificados, que entraram ou estão entrando na política com o nobre pensamento de servir ao povo, sem que para isso seja necessário aproveitar-se do cargo para enriquecimentos ilícitos.
Imagino que você esteja pensando que sou um sonhador utópico que ainda acredita até em Papai Noel, mas, não é a verdade. Vejamos...

Existem sim políticos com qualidades comprovadas, que enveredaram por essa vertente no sentido de devolver a sua comunidade ou estado tudo aquilo que recebeu durante sua vida, como também pensando em melhorar as condições assistenciais públicas para seus filhos e netos, consequentemente, para o povo em geral. Esses, infelizmente, na maioria das vezes são atingidos também com o adjetivo “sinônimo” desabonador atribuído aos políticos, ainda acompanhado da observação depreciativa: Tudo é farinha do mesmo saco!
E nós continuamos afirmando que isso não espelha a verdade! Conhecemos políticos de ambos os sexos que pelas suas religiosidades, educação, formações acadêmicas, humanitarismo e solidariedade, enfrentam a disputa eleitoral, que é uma verdadeira guerra de interesses, exclusivamente pensando em favorecer ao próximo, sem levar em suas intenções as vaidades de cargos, nem a busca da prepotência através do poder. Assim como, existem aqueles que, mesmo sendo pessoas de bem, lamentavelmente, preferem a omissão e não se manifestam para colaborar em melhorar o nível político brasileiro. Esses, jamais receberão nossos elogios, pois vivem bem egoisticamente, não participando desse processo muito importante.
Voltando a chover no molhado, enfatizamos que nós somos os maiores responsáveis pelos políticos que nos administram e governam, já que eles chegam lá através dos nossos votos, muitas vezes dados por interesses próprios, amizade, indicação ou determinação de patrões, negociação financeira, recebimentos de promessas, etc., quando o certo seria fazer uma análise criteriosa, ler e se informar sobre o candidato, votando somente naqueles que serão bons para todos e não apenas para você e sua família. Pois, se ele falhar com você, que normalmente acontece, estará falhando também com milhares de pessoas.
Então...pensem, reflitam, colham informações, percam algumas horas analisando com carinho, para evitar, posteriormente, passar quatro anos se lamentando e decepcionado. O importante é jamais deixar de votar, pois, em suas mãos, está o destino do nosso país!
Não esqueçam que devemos prestigiar os candidatos ligados as nossas cidades e região, não se deixem levar por esses aparecidos catadores de votos, que políticos inescrupulosos locais recebem dinheiro para canalizar votos, prejudicando os domiciliados, favorecendo esses que somente aparecerão aqui nas próximas eleições!
*Escritor (Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

Nenhum comentário: