sexta-feira, 22 de março de 2024

SEM ESSAS COISAS NÃO VIVERÍAMOS! (Clique no título e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Verdadeiramente, existem milhares de coisas na face da terra, que, sinceramente, imagino que sem elas não conseguiríamos viver, ou pelo menos, viver plenamente, com satisfação, alegria, prazer e saúde. Nós todos nos utilizamos delas cotidianamente, usando-as nas diversas maneiras, gostos e necessidades, mas, por acharmos obvias, nem percebemos, nem tão pouco damos os valores merecidos a essas coisas, que são úteis, boas e necessárias, naturalmente!

Tenho que começar pelo mais importante, que sem ele, os outros todos não teriam nenhum valor, pois, não teríamos vida para desfruta-los. Estou referindo-me ao “OXIGÊNIO”, que, magicamente, entrando e saindo dos nossos pulmões, alavanca todo corpo, nos dando vida, visão e movimentos!

Em seguida, temos que ser justo com ela, já que sua excencialidade é sem dúvida, a que está lado a lado em valor com o oxigênio, pois, depois da respiração, sua vital ajuda é de uma presteza totalmente indispensável. Refiro a gloriosa “ÁGUA”! Que por sinal, hoje é o “Dia Internacional dela!”

Em terceiro lugar, vem outra, que complementa, literalmente, as duas anteriores, como se fosse uma alavanca, que provoca todos os movimentos corporais. Que até podemos dizer, que esse trio está bastante interligado, para fazer funcionar a humanidade. Mas, absurdamente, milhões ignoram isso, mortalizando outros milhões, usando de barbárie e desdém. Claro que estou falando da bendita e sagrada “ALIMENTAÇÃO!” Pois, sem essa, seria como tivéssemos um lindo carro (que seria nosso corpo) equipado com bom ar puro e condicionado (o oxigênio), bem lavado com água, e não ter a gasolina necessária para fazê-lo funcionar!”

Evidentemente, teríamos e temos milhares de outras coisas, também de iguais importâncias e vitais, mas, qualquer pessoa, basta parar um segundo e sabe de todas imediatamente, não se faz tão necessário eu me alongar no assunto, que por certo, muitos nem vão se interessar, achando que estou “chovendo no molhado”. Porém, a minha pretensão e intensão, é mostrar como os homens são uns bons “filhos da puta” desnaturados, que, estupidamente, sabendo dessas três necessidades básicas da vida, poluem violentamente o ar, desmatando milhões de quilômetros das florestas no mundo, poluindo criminosamente os mares e rios, e por último, usando da maior insensatez, gastando bilhões de dólares em guerras e viagens interplanetárias, deixando uma parte substancial da humanidade morrer miseravelmente de fome!

Esses tristes e deploráveis acontecimentos, são vistos e expostos no nosso dia a dia, entrando ano, saindo ano, e essas ações nocivas continuam sempre aumentando vertiginosamente, pois, as ganâncias são bem maiores que as solidariedades!

E mais triste ainda, é que esses comportamentos e atitudes, não são somente culpa de um lado político apenas, presenciamos menos na esquerda, mais no centro e horrivelmente na direita. Em todos os três casos, as atuações são fracas, paliativas e deixam muito a desejar!

As cegueiras são tamanhas, que tudo isso está acontecendo, cientistas chamando a atenção constantemente, o tal buraco negro se escancarando, as chuvas torrenciais e constantes, vulcões e terremotos acontecendo até em países inesperados, e eles continuam procedendo como cruéis coveiros dos seus filhos, netos e bisnetos!

Pobre mundo, que não tem o mínimo de comando!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

Nenhum comentário: