quarta-feira, 20 de março de 2024

POR MAIS QUE SEJAMOS ATENTOS NÃO ESCAPAMOS! (Clique no título e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

A previdência é a nossa maior e mais poderosa arma, para tudo que vivenciamos e fazemos em vida. Não podemos e nem devemos, contar com fé religiosa, simpatias ou outras coisas, pois, literalmente, sem coloca-la em pratica permanente, ou até mesmo colocando-a, estamos passivos de sofrer, abusivamente, de um dos maiores defeitos humanos, que, além de nos prejudicar em todos os sentidos, nos deixa tristes e deprimidos, pela brutal decepção. Estou me referindo ao sórdido e vergonhoso: “Abuso de confiança!”

Tenho todas as convicções do mundo, que todos que lerem essa crônica, em uma ou mais ocasiões já tiveram o desprazer de ter sofrido e ser atingido por esse sórdido ato, que mais nos magoa, por normalmente é claro, partir de onde jamais esperamos, uma vez que temos a bondade nata (que hoje é defeito) de confiar nas pessoas que chegam e nos cercam de meiguices, amizades, afetividades e elogios, simplesmente usando-lhe de diversas formas, como bom amigo ou amiga e, na hora que lhe convém, dão o golpe de misericórdia, fazendo ou praticando, ou deixando de fazer ou praticar, conforme a situação, deixando a pessoa completamente abobalhada, pelo ato que foi cometido, por alguém que ela nunca ou jamais esperava!

Assim como dizem no passado, que a dignidade, caráter, respeito e a palavra do homem, era registrada apenas por um fio da barba ou bigode, hoje, que barba e bigode estão na moda, tenho certeza que nenhum fio atual seja ou tenha tais poderes. Esse exemplo também vai para o sexo feminino, que também igualmente, comete a mesmíssima coisa, às vezes até mais sagazmente, pois, todos, geralmente, confiam muito mais nelas!

Como todos sempre caem e continuarão caindo nesse golpe baixo, se faz necessário que dobremos a guarda, mudando o comportamento que deveria ser o normal, que é de confiar e achar que todas pessoas são boas, até que se prove ao contrário, inteligentemente, passar a desconfiar, até que a pessoa prove que merece. É feio esse comportamento da desconfiança, mas, infelizmente, se assim não procedermos, estaremos sempre sofrendo decepções e constrangimentos!

Aconselho que se você não é previdente, passe a ser imediatamente, pois, esses tipos não tem escrito na testa que são mal caráter, eles são como as mais lindas cobras: bonitas, coloridas, porém, ariscas e suas picadas são mortais, deixando sequelas bem marcantes, inclusive a de passarmos a não mais confiar em ninguém, muitas vezes agindo assim, com pessoas que merecem realmente!

Não escrevi sobre esse assunto por ser esperto, e nunca caí nesse vil comportamento, uma vez que já caí dezenas de vezes no decorrer da minha longa vida e, como nas minhas experiências, deixaram marcas inapagáveis, sinto-me na obrigação de tentar alertar outras pessoas, afim de evitar que sejam atingidas, a serem mais que previdentes!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

Nenhum comentário: