quarta-feira, 20 de março de 2024

ELA ALEGRA E MACHUCA QUEM AMA! (Clique no título e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Nós todos, sem exceção, desde que nascemos, vivemos atrelados a sentimentos como afeto, carinho, amizade, sendo o mais forte de todos e rei absoluto o amor. E como é de se esperar, já que cultivamos bastante esses hábitos e costumes sentimentais, como consequência natural, nos apegamos de tal forma a certas coisas, lugares, momentos e pessoas, que marcaram maravilhosamente as nossas vidas, que, quando não mais as temos por perto, ou não podemos novamente ter, rever ou abraçar, aflora imediatamente em nossas mentes, com uma dorzinha no peito, ela que, sem maiores intensões de maldade nos machuca, mesmo carinhosamente. Seu nome é SAUDADE!

Mas, como ela é versátil, eclética e mutante, muitas e muitas vezes, surge em nossas mentes, nos trazendo lembranças memoráveis e indescritíveis, que vivenciamos no passado, nos dando uma alegria incomensurável, mostrando que sua presença não representa maldade, quando nos traz recordações que nos deixam tristes, apenas, nos faz relembrar, que também tivemos momentos nem tanto felizes, que muitas vezes, fomos os culpados de terem acontecidos. Nos mostrando os dois lados da moeda, com a mesma distinção!

Uma grande parte de pessoas, acha que não devemos ser saudosistas, que o que passou, passou, águas passadas não movem moinhos, etc., mas, todas as coisas que passaram, fazem parte integrante de nossas vidas e, obviamente, devemos lembrar de tudo, pois, até as coisas que não foram benéficas, serviram de lição para que pudéssemos proceder melhor e com mais cautela. Eu, embora sendo ultra vanguardista, ainda sou apologista do refrão; “recordar é viver ou reviver”, inclusive, porque me reporta a minha infância, juventude, puberdade, adulto e o começo da velhice. Trazendo-me um maravilhoso filme, que para mim, merece um “Oscar”, e eu o prêmio de melhor ator, pois, estou nas telas da vida até hoje, com quase um centenário nas costas e ainda atuando!

Devemos todos cultuar a SAUDADE, que, curiosamente, somente na língua portuguesa, esse sentimento é expresso em uma única palavra, em todos os outros, sempre usam que sentem falta ou relembram!

Hoje mesmo, acordei sentindo muitas saudades. Mas, tenho certeza, que a qualquer dia ou hora, eu matarei ela com alegria!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de letras!

Nenhum comentário: