sábado, 6 de abril de 2024

VIRTUDES QUE PARECEM DEFEITOS OU VICE VERSO! (Clique no título e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

São curiosidades interessantes, que atingem muitas pessoas, principalmente as ligadas à área da educação e, acentuadamente, as pessoas mais velhas, dadas as suas vivências e experiências de vida. E eu, sendo as duas coisas, logicamente encaixo-me como uma luva nessa história, inclusive tendo alguns problemas por não saber, ou não me conter, controlando meus ímpetos de desejo de querer ser útil, educado e eficiente!

Estou referindo-me ao fato de ser bom observador em todos os sentidos, e sempre percebo falhas, erros, hábitos e costumes condenáveis nas pessoas que convivem em minha volta e, com o maior carinho e dedicação, não me controlando, procuro corrigi-las, não só orientando-as, como também mostrando quanto é importante para suas vidas (profissionais e sociais), mudar tais comportamentos. E faço isso, sinceramente, como se estivesse proporcionando um benefício, pois, raríssimas são as pessoas que tem essa preocupação com seus amigos e funcionários, principalmente funcionários, que o que querem é que trabalhem ao máximo, ganhem o mínimo, e pouco se importam com seus maus hábitos ou educação, desde de que cumpram as tarefas que foram determinadas!

Porém, talvez e quase sempre, por não ter tido a oportunidade de uma boa orientação e educação doméstica, muitas dessas pessoas, quando, mesmo educadamente, procuramos fazer observações no sentido de melhora-las, sempre recebemos grosserias, caras feias que exprimem claramente estar dizendo: “que não é da nossa conta, se meta em sua vida, rico metido a besta, vá a merda, ou para outros lugares mais desagradáveis”, nos deixando bastante constrangido, em ver que fomos mal interpretado, quando nossa real intensão foi nada mais, nada menos, que procurar transforma-la numa pessoa melhor em termo de qualidade!

Na minha experiência profissional, tive um sócio que agia completamente e exatamente ao contrário de mim. Eu com esse sistema tolo de querer ser bonzinho, e consertar o mundo, nós tínhamos dezenas de funcionários e, sem exceção, todos faziam cara feia pra mim, apenas me aturavam, em função dessas observações. Já o meu sócio, pouco se importava que os funcionários tivessem seus defeitos, pois, o importante é que eles se virassem e produzissem. Isso ele dizia, inclusive me condenando por eu proceder como um aconselhador e orientador. E, com esse diferencial de comportamento, todos adoravam ele, e eu sentia que me tinham o maior desprezo, Porém, inteligentemente, eu entendia essas reações, e jamais quis mudar meu comportamento, e nunca mudarei, deixando de procurar oferecer o melhor, passando saberes, mesmo que não seja bem recebido. O importante é você fazer a sua parte, e se não for absorvida pelo outro, com certeza, um dia ele vai se lembrar que você há muito tempo, lhe chamou a atenção sobre aqueles hábitos ou defeitos deveriam ser corrigidos!

Felizes e inteligentes, são aqueles que encontram pessoas que se preocupam em melhorar suas qualidades, e abraçam com unhas e dentes. E tolos são os que pensam que sabem tudo, e não precisam de ninguém para orienta-los!

“Não existe no mundo pessoa que não tenha o que dar, nem pessoa que não precise receber!”

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros   fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

Nenhum comentário: