segunda-feira, 8 de abril de 2024

NÃO SE PRESTE A SER ESCRAVA DO MODISMO! (Clique no título e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Moda é um hábito ou costume, que geralmente é imposto por alguém que tem interesses, que podem ser comerciais, sociais, ou como aparecerem com destaques nos cenários das mídias, ou simplesmente como inovadoras ou vanguardistas. Nota-se, claramente, que em todas as circunstâncias, existem interesses de bons retornos favoráveis!

Essa é uma síntese detalhada explicação do que seja, e como funciona a moda em todas as partes do mundo, sendo que, como regra em tudo, elas sempre vem dos países de ponta, considerados primeiro mundo, e copiadas pelos tolos dos terceiros e dos emergentes como nós!

É impossível fazer com que as pessoas não adiram os modismos, pois, a grande maioria acha que devem, categoricamente, seguir a moda, seja ela qual for, inclusive, não se dão nem ao cuidado de analisar e ver se lhe assenta, se melhorará sua imagem, se lhe deixará sequelas (vários furos em orelhas, nariz, língua, lábios, sobrancelhas e outros lugares íntimos, outras que sairão da modas e lhe marcarão eternamente, passando a não ser condizente com suas atividades profissionais (tatuagens), cabelos quanto mais assanhados e emaranhados com búzios, enfeites, tranças coloridas longas e curtas, calças apertadas ou folgadas, vestidos curtos e compridos, além de apertados, transparentes e multicoloridos, bermudas e shorts curtíssimos, biquínis sumários quase invisíveis, unhas longas em diversas cores e desenhos, fora muitas outras como nas danças, artes, gírias passageiras, etc.

O que é estranho e bizarro em tudo isso, é que as pessoas achem que, por ser algo que está na moda, tem que acompanhar e usar, sem ter o mínimo cuidado de verificar se seu corpo, tipo físico se enquadra melhorando seu visual ou aparência, se por ser passageira ou exótica demais, não convém segui-la, se depois de certa idade, ficará parecendo um muro cheio de desenhos e mensagens enrugadas pelo corpo, e, principalmente, ter o bom senso de  ver que o que está usando está realmente na moda, porém, não foi lançada para pessoas de suas características. E, curiosamente, essas são as que se enfeita ao máximo dos modismos e, exibidamente, colocam cotidianamente, suas fotos nas redes, fazendo “caras e bocas”, sem atinar que milhares de pessoas estão rindo delas e, ao mesmo tempo, com simplesmente um toque sarcástico, escrevem a mensagem: “Minha amiga está arrasando, e como sempre, gatíssima!” E a coitada, ingenuamente acredita e responde: “Obrigado querida. Você também é linda!”

A moda é mais que necessária, pois, seria ridículo todos vestidos iguais como é habitual na China e alguns países. Mas, devemos aprender melhor a usa-las, desfrutando das que nos embelezam durante suas vigências, não deixando marcas desagradáveis depois que são consideradas obsoletas, arcaicas e “fora de moda”!

Se você realmente se gosta e aprecia e sente-se bem estar em qualquer lugar, analise bastante antes de seguir determinados modismos exorbitantes e exagerados das famigeradas influencers, atrizes globais, idiotas do BBB, cantores e figurinistas ditos futuristas, que lançam loucuras que, com certeza, não mandariam suas mães vestirem!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

Nenhum comentário: