sábado, 27 de abril de 2024

NA DÚVIDA NÃO TENHA DÚVIDA! (Clique no título e leia(

 

Antonio Nunes de Souza*        

Sem sombras de dúvidas, todos nós somos passivos de dúvidas durante toda nossa vida, quer seja nos estudos, trabalhos, profissões, negócios, amizades, amor, e as vezes até nas mínimas coisas, como comprar uma roupa, que vem a nossa mente que cor é a mais interessante, bonita, que assenta bem ou melhor!

Pelo exposto, percebe-se claramente, que vivemos atrelados, rigorosamente, a decisão que devemos tomar, que na hora nos enche de dúvidas. Vejam vocês como ela, além de complexa, nos amedronta e assusta, pois, sempre quando estamos na dúvida, instala-se em nossas mentes a dúvida se vamos nos arrepender ou não. Parece que eu estou escrevendo ou descrevendo, um verdadeiro saco de gatos, mas, para que você não tenha dúvida, releia com calma, que verá que minhas palavras são coerentes, e a explanação bastante plausível e óbvia, e sem nenhuma dúvida!

Quando passei quase uma década gerenciando Bancos, no primeiro deles, tínhamos no Rio de Janeiro, reuniões mensais com o presidente, e ele dizia sempre, que o slogan do sua instituição bancária e que todos nós deveríamos seguir, era: “Em caso de dúvida, a resposta é não!” Que, claramente, queria ele nos dizer, que se tivéssemos alguma dúvida ao favorecer um empréstimo a um cliente, não deveríamos fazer a operação, por mais vantajosa que ela pudesse parecer. E seguindo esse sistema, minimizavam as operações, porém, eram mais seguras, qualificadas e bons retornos. Eu era bem jovem nessa época, mas, fixei isso em minha mente, passando a usar em todas situações que me aparece, dando-me muito bem inclusive!

Mas, existe posicionamentos que devemos tomar, que ficamos numa dúvida atroz, qual é o certo a fazer, que decisão tomar, ou se a que tomarmos será a erada ou não. Porém, ontem à noite, conversando com um amigo filósofo sobre um texto que lemos, falei que gostei do tema e iria escrever algo sobre a tal “dúvida”, pois, não existe nem o certo, nem tão pouco o errado nos posicionamentos, e se você fizer uma pesquisa sobre um único e determinado assunto, verá que encontrará centenas de respostas diferenciadas, porque “o que é certo ou errado”, depende da maneira de quem olha, ouve ou participa. Então, qualquer que seja sua decisão, tenha certeza que agradará e desagradará a muitos, assim como, deixará outros tantos indiferentes!

Esse meu novo posicionamento, que daqui pra frente passarei a professar, é uma prova disso, já que passarei a tomar decisões que me dão prazer, alegria e satisfação no momento, deixando a dúvida no ar, para que se não fiz o certo, aproveito o resultado como lição de vida e aprendizagem!

Se você ficou em dúvida e não entendeu bem o que expliquei, estou as suas ordens para dirimir qualquer dúvida sobre o assunto, e duvido que você fique achando que minhas as afirmações sejam duvidosas!

Vale salientar, que a cautela e paciência são muito importantes nas decisões. Lembrem-se do velho adágio, que cabe bem nos intempestivos: “Afobado come cru!”

Então...sempre pense um pouco, reflita, dê oportunidades, e depois decida sem sombras de dúvidas!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de letras!

 

Nenhum comentário: