quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

MAIS UMA NOITE DOS DESESPERADOS! (Clique no título e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Pode parecer que vou escrever algo fatídico, aterrorizante ou trágico, mas, o que me levou a fazer uma analogia sobre o fato, foi o que vi na televisão, um programa religioso (?), apresentado no anus da madrugada, onde uma multidão de pessoas, denominadas de fiéis, num histerismo digno de um concerto de Rock, gritando: Aleluia! Aleluia! Além de outras frases alusivas a temas miraculosos. As mãos para cima, risos, choros, desesperos, esperanças, etc., parecendo um campeonato de “caras e bocas”, que impressionaria qualquer fotógrafo, que estivesse à procura de algo bem patético!

Na frente havia um amplo palco, onde o astro principal daquele espetacular evento, gritava alucinadamente os milagres, que os que subiam indo ao seu encontro, diziam terem recebidos, agradecendo aos prantos e sorrisos, a intervenção da tal igreja, pelas maravilhas ocorridas!

Nesse momento, pode ver ao fundo uma faixa enorme, com os dizeres: “A NOITE DOS DESESPERADOS!”

Então...passei a entender a razão das expressões daquela multidão, fazendo lembrar os fugitivos da Palestina, que ostentam em suas feições, medo, desespero e esperança!

Achei tudo aquilo um absurdo grotesco, apenas, casualmente, passei pelo canal, e pela grande   agitação e movimentação, parei alguns minutos para ver o que estava acontecendo. E não era nada mais, nada menos, que mais uma das celebrações religiosas evangélicas, que ajudam a enriquecer as televisões que vendem os horários das madrugadas, assim como essa quadrilha de pastores, que exploram o tolo povo, saqueando dízimos de pobres ignorantes e desesperados fiéis, com milagres falsos e promessas de lugar no céu!

Os depoimentos eram os mais incríveis e imagináveis. Porém, teve um que, inegavelmente, bateu o recorde do surrealismo, deixando-me boquiaberto e incrédulo, pelo que estava ouvindo e vendo ao vivo e a cores:

-Meu nome é Raul de tal (não gravei o sobrenome), que há seis anos, estava desempregado, passando as maiores necessidades e vivendo de favores de amigos. E, desesperado pela minha triste situação, comecei a fumar, beber, tomar drogas, e fazendo pequenos assaltos para poder manter os meus vícios, chegando ao fundo do poço. Dormindo embaixo das marquises e me alimentando com restos que apanhava nas latas de lixos dos restaurantes e lanchonetes!

Aí, numa noite que chovia torrencialmente, eu andava completamente alucinado pensando em me matar. Foi quando passei pela porta dessa igreja e resolvi entrar para passar a chuva. Então comecei a ouvir as palavras do Pastor que celebrava o culto, e aos poucos comecei a sentir uma sensação estranha, meu corpo tremia bastante, um calor enorme se apoderou de mim, suando por todos os poros, caí no centro do templo com estertores e babando muito. Foi quando ouvir o pastor dizer bem alto: “É o Satanás que se apoderou do irmão!”, E correndo em minha direção, começou a fazer orações chamadas de descarrego. E o povo que estava em silencia e tenso, começou a gritar: Aleluia! Aleluia! Ajude a salvar o irmão, Senhor Jesus!

-Eu não ouvia mais nada, mas sentia que algo estava entrando em mim, lógico que não era pela bunda, e sim pelo coração (achei estranha essa observação, mas, quando se fala que alguma coisa está entrando, pensa-se logo no buraco fecal, e ele quis deixar bem claro). Desmaiei alguns minutos e quando acordei estava me sentido melhor, pois, naquele terrível momento, eu tinha acabado de expulsar Satanás do meu corpo e recebido Jesus. Numa loucura assustadora todos em pé com as mãos para cima, gritavam: Milagre! Milagre Obrigado Senhor Deus! Aleluia! Aleluia! Numa loucura insana, mais do que nos shows de Ivete Sangalo!

Nisso, mais que depressa, o Pastor juntamente com sua equipe de obreiros, começaram a transitar no meio dos tolos fiéis, com suas sacolinhas, arrecadando os envelopes que foram dados na entrada, que os candidatos ao céu colocaram seus dinheirinhos suados, cheio de tolas esperanças!

Eu bastante estarrecido e pasmo, fiquei mais ainda, quando ouvi a explanação do tal Raul, logo em seguida ao milagre do exorcismo: Meus queridos irmãos, quando saí da igreja, do outro lado da rua, havia uma obra com uma placa dizendo que precisava de um pedreiro. Haviam muitos na fila, mas, resolvi tentar, pois, dentro de mim uma voz dizia que eu deveria tentar. E não deu outra, o mestre de obras olhou para todos e, virando-se para mim, disse: a vaga é sua! Novamente a igreja veio abaixo com as mesmas ladainhas. Assim como eu, todos lá estavam curiosos para ver o desfecho final!

-Comecei a sentir que minha vida estava melhorando, e no dia seguinte me arrumaram as ferramentas e comecei a trabalhar. Tudo isso já seria muito importante, mas, o fantástico eu vou contar agora em rápidas palavras: Com um mês fui promovido a mestre de obras, depois comecei a fazer empreitadas junto a construtora, economizando bastante no primeiro ano, e devido a minha produção com minha equipe já com 50 homens, fui convidado para ser sócio da empresa!

Eu com um sono retado, mas, queria ver até onde iria aquele absurdo milagre, que os tolos acreditam piamente, sem atinar que tudo é programado com atores, para fazer essas representações com boas respostas financeiras!

E Raul continuou: E com dois anos e meio consegui comprar a outra parte da construtora, tornando-me o único dono. E tudo isso aconteceu “em nome de Jesus!”

A multidão loucamente gritava: Gloria, Gloria Aleluia! Vinha do Senhor Jesus! Todos cantando e dançando com as mãos para cima, enquanto o Pastor todo sorridente, sentia-se realizado, por enganar uma multidão, apenas com mais uma representação teatral!

E o descarado do Raul, para complementar, ainda disse: Hoje tenho uma construtora, alguns apartamentos, uma casa de praia em Itacimirim, moro numa cobertura, sou casado e tenho 3 lindos filhos, tudo em nome do Senhor Jesus. E faço grandes ofertas hoje para essa igreja, assim como vocês devem fazer com o máximo que puder, pois, é dando que se recebe, e Deus está vendo as suas bondades, para melhor recebe-los no reino dos céus!

Eu, puto da vida de ver essa barbaridade acontecer diariamente, fui dormir e, por ironia do destino, ainda sonhei com o filho da puta do Raul, em Itacimirim, tomando banho de mar com seu amigo e vizinho Marcos Benjamim!

Quando será que as pessoas vão se conscientizar, que não é enriquecendo essas igrejas, deixando de desfrutar de muitas coisas maravilkhosas, que irão para o céu?

*Escritor, Historiador, Cronista, POoeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

Nenhum comentário: