quinta-feira, 14 de abril de 2022

VIVA SÁBADO DE ALELUIA!

 

Antonio Nunes de Souza*

Lembrar desse dia, enriquecido com as divertidas queimas de “Judas”, os bonecos esmolambados representando, geralmente, algumas pessoas da comunidade, cidade e, logicamente, alguns políticos que não estão, ou estavam cumprindo suas obrigações e promessas!

Entre gritos de alegria, liam-se os testamentos rimados cheios de críticas e deboches, divertindo a todos e, obviamente, desagradando a alguns. Mas, não passava de deliciosos momentos que, mesmo cheio de críticas pertinentes e necessárias, a diversão entrava noite a dentro com sorrisos e satisfações!

Em Salvador havia um homem que não me recordo o nome, que fabricava “Judas” com roupas, rosto e características que os clientes solicitavam, fazendo um sucesso esplendoroso em vários bairros e em outros estados, principalmente quando tratava-se de políticos evidentes no momento. Lembro-me de ter visto muitos ACM, Antonio Balbino, Lomanto Júnior, generais da época da ditadura militar, Collor de Melo e muitos outros de somenos importâncias. Nos deixando sempre alegres e felizes com essa inocente e divertida brincadeira!

Em outras regiões e estados costuma-se dizer “malhar o Judas”. Pegam o boneco representando o personagem e, violentamente, juntam todos em volta e começam a dar cacetadas até destruir totalmente o pobre coitado, que está simbolizando um possível inimigo do povo!

Não sei se esse velho e secular costume, ainda tem as mesmas evidências como no passado. Imagino que as pequenas cidades, ainda conservam tal forma de comemoração. Entretanto, como esses últimos anos tem sidos cruéis e cheios de sofrimentos, certamente teremos em todo Brasil, muitos bonecos “Judas” representando Bolsonaro e a Covid-19, serão alegremente queimados, pois, essas duas pragas foram e estão sendo malévolas para o nosso país. Óbvio que não desejo a morte de pessoa alguma nem queimado nem malhado, apenas, usar essa simbologia para demonstrar a repulsa dos verdadeiros brasileiros, por dois fatos que até agora nos trouxeram somente desgostos e tristezas!

“Viva o abençoado sábado de aleluia, e fora aqueles que traem o povo (como Judas) usando o nome de Deus!”

*Escritor – Historiador – Membro da Academia Grapiúna de Letras - AGRAL

Nenhum comentário: