quarta-feira, 6 de abril de 2022

QUEM É CULPADO DA VIOLÊNCIA URBANA?

 

Antonio Nunes de Souza*

Nem precisa de você ser especializado em estatísticas, formado em ciências sociais, domine a informática, pesquisador oficial, etc., para ver, ouvir, sentir na pelo e ficar assombrado e horrorizado, com a absurda insegurança que estamos enfrentando nesses três últimos anos. Repito enfaticamente: Nos três últimos anos!

E essa tragédia nacional é culpa da Covid-19?

Em hipótese nenhuma podemos, ou podem, sutilmente, colocar que a violência humana, seja causada pela virose que, todos sabemos, é mortal porém, através de doença, principalmente pelas facilidades de muitos em não tomar as precauções determinadas e necessárias, inclusive a vacinação!

Sem paixões desenfreadas, ou condenações infundadas, estamos vivenciando os mais absurdos e trágicos descontentamentos, passivos de roubos, assaltos, crimes (bárbaros e hediondos), facções diversas, sequestros, estupros, drogas, raptos, golpes, falsificações, além de muitas outras coisas, deixando todos em verdadeiro pânico, com medo de sair de casa, mesmo que seja para trabalhar, pois, não sabe o que poderá acontecer no trajeto, como tem acontecido com muitos!

Nossos policiais, em grande parte, cotidianamente, mata um ou dois, quer seja marginal, senhores de bem, ou crianças e idosos com suas ditas balas perdidas. Esse comportamento desses monstros, seguramente, triplicaram ou quadruplicaram, durante esses três anos e meio!

Estou referindo-me aos últimos anos, porque, simplesmente, basta você voltar um pouco o tempo atrás e ver, que com Sarney, Fernando Henrique, Lula, Dilma e Temer, mesmo acontecendo todas essas coisas, eram de no máximo dez por cento do que enfrentamos atualmente. Pode recuar até vinte anos ou mais, que verá que nossa qualidade de vida chegava até ser invejada em várias partes do mundo!

Fica bem claro para aqueles que tem consciência, vivenciaram esse tempo que citei, logicamente me dará toda razão que, com as ações de guerrilheiro do nosso presidente, estimulando o uso de armas, minimizando as penalidades dos policiais que matam (com motivo ou não), estimulando e proferindo golpe militar, solidário ao sanguinário Putin presidente da Rússia, comícios fazendo com as mãos gestos de armas, filho tirando foto e postando nas redes com fuzil nas mãos, abrindo mão para armamento em profusão, obviamente, todas essas coisas desprezíveis, colaboram efetivamente com todos esses tristes fatos que temos que enfrentar no nosso dia a dia!

Não estou falando nenhuma mentira, todas essas atitudes, não só o Brasil como o mundo inteiro conhece e comenta. Uma prova cabal que estamos pessimamente governado, pelos seguintes motivos: “Incompetência, desqualificação ou desejo fúnebre íntimo”. Pessoalmente, creio que sejam as três coisas em conjunto!

Mas, juro que gostaria que fosse bem diferente, pois, cada presidente que entra escolhido pelo povo, esperamos que, pelo menos, cuide com carinho e segurança o povo que o elegeu!

Por favor simpatizantes, passem um filme em suas cabeças e, com certeza, rememorarão como éramos felizes e não sabíamos. Mas, segundo a sabedoria popular: “Não há bem que dure, nem há mal que perdure!”

*Escritor – Historiador – Membro da Academia Grapiúna de Letras - AGRAL

Nenhum comentário: