quinta-feira, 14 de abril de 2022

EU ODEIO POLÍTICA!

 

Antonio Nunes de Souza*

Começo fazendo uma citação (que jamais deverá ser esquecida) do famoso dramaturgo, escritor, romancista e poeta alemão (1898/1956) Bertoldo Brecht: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio, dependem de decisões políticas. O analfabeto político é tão burro, que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, o corrupto e o lacaio das empresas nacionais e internacionais!”

Com esse preâmbulo bastante pertinente, quero, simplesmente, mostrar que por mais desagradável ou enfadonho que seja, jamais devemos, ridiculamente, dizer que “odeia política”, não converso, discuto ou leio sobre política, como se fosse uma coisa que não lhe atinge diretamente, não só a você, como seus familiares e todos que estão em sua volta!

O analfabeto político ignora as gestões, administrações e legislações, mas, idiotamente, fica reclamando da inflação, que o salário está baixo, o transporte é precário, não tem segurança, moradia, saneamento, assistência médica, escolas, leis obsoletas, etc., estupidamente sem se dar conta que ele é dos culpados pela sua omissão, muitas vezes até, grosseiramente, votando nulo como se fosse um ato glorioso e heroico, não percebendo pela sua ignorância, que quando ele não vota está dando oportunidade aos canalhas que compram votos e se elegem tranquilamente. O importante é você refletir, examinar, ver qual é o melhor, ou até o menos pior, e votar dando a sua participação nas administrações do seus país, já que o resultado vai refletir diretamente em sua vida!

Eu sou escritor e não sinto-me a vontade em gastar meu tempo e meus saberes, escrevendo, lendo ou conversando política, mas, sinto-me na obrigação de escrever, alertar, chamar a atenção, dirimir dúvidas, orientar, exigir nossos direitos, discutir nossos deveres, pois, tudo isso é de grande importante em minha vida, minha comunidade, minha cidade, meu estado e, principalmente, o meu querido país!

Portanto, faça um favor a você mesmo, mudando esse pensamento e atitude de “analfabeto político” que, com certeza, está sendo olhado por muitos, como um perfeito idiota e omisso, que colabora para que tenhamos governos como esse que estamos vivenciando, nas mãos de um homem insano e desqualificado para exercer uma função que, lamentavelmente, ocupa!

Tristemente, uma grande parte de uma vertente religiosa, apoia esse governo, estritamente por interesses financeiros e, espertamente, incutem nas tolas mentes dos seus fiéis, uma série de mentiras descabidas, que eles acreditam piamente, como verdadeiros “paus mandados”, completamente cegos perante a realidade claríssima e repetida cotidianamente. Mas, as máscaras estão caindo, pois, recentemente pastores famosos foram acusados de corrupção milionária na área da educação. Infelizmente seus cegos e fanáticos seguidores, não enxergam absolutamente nada, em nome de Jesus!

Vale dizer que eu não falo mal de ninguém, apenas cito verdades comprovadas!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras - AGRAL

Nenhum comentário: