sábado, 30 de abril de 2022

PARADOXAL DIA DO TRABALHO!

 

Antonio Nunes de Souza*

Mais que justo, dia primeiro de maio é dedicado ao “INTERNACIONAL DIA DO TRABALHO”!

Antes que algum idiota fanático pense e tenha repulsa, esse feriado nada tem a ver com o PT. Digo isso pois, há uns sessenta anos, assisti um filme americano com o título de Pic-Nic e ele se passava com a comemoração dessa data, que foi instituída em 1886 nos Estados Unidos. O PT nem existia, pois, sua fundação, tem em torno de quarenta anos!

Com essa criação americana do norte, como sempre ocorre em tudo, outros países passaram a imitá-lo. O fato é que já é reconhecido por praticamente todas as nações!

A minha curiosa titulação do texto é por razões interessantes e pertinentes: Vejamos que, normalmente, todos os dias são dia do trabalho, pois, acordamos e partimos para a luta cotidiana. E isso ocorre com os funcionários e uma grande maioria dos empregadores, autônomos, liberais, etc., e, assim sendo, não se justifica essa comemoração ser titulada de “DIA DO TRABLHO”, já que ele é uma rotina constante em nossas vidas. Mais correto e menos paradoxal, esse feriado deveria ser nominado de “DIAS INTERNACIONAIS DO DESCANSO”, com uma duração de três dias, pelo menos, uma vez que, o domingo, trata-se de uma pausa paliativa, para a arrumação da casa, fazer feira, lavar a roupa e outros afazeres que, infelizmente, pouquíssimo sobra para o lazer do real é autentico trabalhador!

Observem vocês que a força motriz, que carrega sobre seus ombros o progresso e o crescimento de nosso país, está nas mãos e habilidades da classe trabalhadora e, lamentavelmente, não é reconhecida pela sociedade em que vivemos, jamais pensam numa distribuição de rendas e lucros justas e merecedoras, pagam salários aviltantes, um mínimo mais que mínimo, que contradiz até órgãos do governo, que repetem todo dia que o salário mínimo deveria ser o triplo, ou mais que o estabelecido pelo governo!

Por mais que não queiramos, temos que externar o nosso repúdio, vendo os bancos, verdadeiros agiotas oficiais tendo lucros de trilhões por semestre e, aos dedicados funcionários, pagando salários aviltantes. O comércio e a indústria, poderiam minimizar seus lucros, e gratificar bem os seus colaboradores. Tenho absoluta certeza, que os retornos seriam maiores, pois, obviamente, haveria um reconhecimento da classe beneficiada!

Volto a dizer, que se algum idiota que está lendo disser logo, ou pensar, que sou petista, comunistas, esquerdista e outros “istas”, está redondamente enganado.  Pois, na verdade, apenas sou um ser humano que, muitas vezes me tomam como antipático, por estar defendendo solidariamente o bem estar do povo. O bem estar do povo é que é o meu termômetro, para eu saber se o governo é bom ou ruim. O atual mesmo é uma vergonha, mesmo com as ajudas e bolsas eleitoreiras para ludibriar o povo. Uma espécie de compra de votos dos pobres incautos!

Parabéns para todos os trabalhadores, tenham o meu respeito e, mesmo oprimidos e ameaçados com golpes, ditaduras e atos abomináveis, continuem lutando pelos seus espaços e direitos adquiridos de conformidade com as leis do país e, com afinco, exigindo outras alternativas, para melhorar suas preciosas e importantes  qualidade de vidas!

*Escritor – Historiador - Membro da Academia Grapiúna da Letras - AGRAL

sexta-feira, 29 de abril de 2022

QUANDO EU PROMETO CUMPRO!

 

Antonio Nunes de Souza!

Para mim, promessa é dívida!

Falei que daria um tempo sem falar de política e, literalmente, dei meu tempo, que estabeleci na mente, seria de vinte e quatro horas. Fiz uma crônica sobre comportamento durante a minha parada, para sorrir dos fanáticos, e analisá-los com relação aos enganados, equivocados, por erros, insanidades, falta de conhecimentos, imbecilidades, ou conscientes com o caráter igual ao dele. Cada um vista a carapuça que achar que lhe cabe!

É claro e evidente que nessa vertente, existe uma faixa de interesseiros políticos, ruralistas, religiosos, ricos e remediados em geral, que estão “cagando e andando” para o povo e, tranquilamente, apoiam todas absurdas atitudes desse senhor. Para esses, certamente, ganharão dispensas de impostos, facilidades de créditos em bancos oficiais, cargos, ministérios e outros benesses mais e, para eles, pouco importa o transporte custar cinco reais, carne quarenta e cinco reais, pão oito reais o quilo, gasolina oito reais, gás cento e trinta reais, energia com bandeira vermelha e outras coisas mais, pois, isso representa pouco para eles, já que a inflação somente, aumenta seus lucros exorbitantes. Creches que são vitais para os pobres, eles pouco ligam, uma vez que colocam uma ou duas babás para cuidar dos seus queridos filhos!

Pare e observe se você vê algum pobre adorando esse governo, excetuando uma corrente evangélica, que vota seguindo seus pastores, que muitos são falsos (vide os dos escândalos do Ministério da Educação), e pode talvez estar ocorrendo o mesmo em outros ministérios. Apenas, ainda não foram descobertos!

Ontem, mais uma vez o desastrado capitão, voltou a falar mal das urnas eletrônicas, no sentido de insuflar seus fanáticos, para que não aceitem os resultados da sua provável e vergonhosa derrota. Até os presidentes da Câmara e Senado, que são crias do comprado Centrão, foram enfáticos em rede nacional, apoiando as lisuras das urnas eletrônicas e seus resultados. Mas, a cegueira dos seus seguidores nunca enxerga as artimanhas desse esperto e péssimo presidente, que não entende nada de gestão e nem de vacinas, somente sendo muito esperto em rachadinhas juntamente com os filhos, conforme denúncias, e de motociatas e Jet Ski. E de lambujem, um gênio em facadas fictícias, para se passar de vítima, incriminar adversários e também não participar dos debates, por falta de qualificação e conhecimentos!

Felizmente, pararam de aclamá-lo como “Mito”. Devem ter percebido que estavam sendo ridículos, ou notaram que ele é o “Mito das Mentiras”!

Sem nenhuma ideia partidária, ou tendenciosa para algum candidato, nossa única preocupação é tirar esse homem da presidência, que nada faz e continua envergonhando o Brasil mundialmente, pelas suas descabidas atitudes contra a constituição, instituições, democracia, Educação, desmatamento, indígenas e o povo em geral. Como ele está louco por um golpe, com certeza, vai receber um em outubro: “Golpe de Misericórdia”!

Eu vou fazer uma campanha, para que o novo presidente institua a “Bolsa Psicanálise”, para atender aos fanáticos!

Como ele diariamente, fornece um assunto condenável para ser censurado e comentado, graças a Deus, ou infelizmente, terei sempre subsídios para escrever para meus leitores, principalmente, abrindo os seus olhos para os descalabros que estão acontecendo, e os prováveis e piores que poderão acontecer!

*Escritor – Historiador – Membro da Academia Grapiúna de Letras - AGRAL

A DOENÇA DA MODA!

 

Antonio Nunes de Souza*

Começo esclarecendo que não estou falando com bases científicas, não pretendo ser visto como dono da verdade, nem tão pouco mais um dos criadores de pânicos e apavoramentos, apontando e fazendo colocações, para justificar uma série de atitudes, reconhecidas e rotuladas como doença e debilitação!

Estou referindo-me a tão temida e discutida em todos os ambientes, oficializada como “depressão psíquica”. Que, normalmente, é oficializada não só pelos parentes, como também os médicos consultados, que baseando-se nas declarações dos comportamentos dos indivíduos, chegam à conclusão nada agradável, que seus clientes estão sofrendo de uma “deprê” aguda!

Dezenas de anos atrás, provavelmente, esses comportamentos poderiam ser vistos e encarados como realmente fatos estranhos, pois, tínhamos uma vida tranquila. Como ilustração posso dizer, que um crime, mesmo em uma grande cidade, era assunto para semanas de comentários, assaltos a bancos era impossível acontecer, a não ser nos filmes americanos, quando se sabia que havia uma pessoa na cidade que fumava maconha, era o maior reboliço e cochicho em todos os lares. Troca de tiros entre a polícia e marginais, nas principais ruas das cidades e em pleno dia, isso era completamente inconcebível e inacreditável. E quem falasse tal coisa era considerado louco exagerado. Então, com essa tranquilidade e normalidade de vida, aqueles que se retraiam em suas residências, cercando-se de medos e pânicos, trancando-se em suas redomas invisíveis, fugindo do convívio social e, em alguns casos, procurando o suicídio como uma maneira de livrar-se dessas ocorrências, demonstrando incapacidade psíquica para enfrentar situações complicadas, e inerentes do progresso (?), e ampliação dos novos hábitos e costumes, nada enriquecedores para as comunidades, poderiam até ser tratados como, realmente, depressivos ou personalidades fracas para enfrentar fatos novos e complicados!

Entretanto, como já esclareci em outras ocasiões, com as barbaridades que acontecem diariamente e durante todo o dia, não podemos em nenhuma hipótese, classificar alguém que se retrai e afasta-se do convívio social, procura refúgio em seus lares, diversão em seus computadores, restringe as amizades e apega-se a alguma religiosidade, como depressivos dignos de pena e tratamentos. Pois, se formos rotular aqueles que circulam livremente, enfrentando todos esses perigos e riscos com naturalidade, como verdadeiros “loucos varridos”, que não amam suas vidas e acham lindo viver perigosamente!

Eu faço parte do grupo dos coerentes, bom senso, previdentes e cautelosos, mas, não admito que seja cadastrado como depressivo. Vivo baseando-me num adágio que meu sábio avô sempre repetia para me alertar: “Meu netinho, nunca se esqueça que quem tem c.... tem medo!” Como eu tenho, procuro me resguardar para não cair nessa doença da moda!

*Escritor – Historiador - Membro da Academia Grapiúna de Letras - AGRAL

quinta-feira, 28 de abril de 2022

NÃO ESTOU JOGANDO A TOALHA!

 

Antonio Nunes de Souza*

A expressão acima, significa que nas lutas marciais, quando o técnico do lutador percebe a possibilidade evidente de sua derrota, joga a toalha no ringue, pedindo ao árbitro a suspensão da luta, zelando pela saúde do pupilo!

Mas, nesse específico caso, apenas estou dando um tempo a mim mesmo, e aos meus queridos leitores, de escrever sobre essa podre política que estamos vivenciando, tendo o desgosto e asco de estar dialogando com fanáticos, ignorantes políticos e históricos,  alguns meramente equivocados, interessados religiosos e financeiros que, com rudeza e prepotência, desejam a todo custo desestabilizar nosso querido e maravilhoso Brasil. E assim sendo, prefiro não me desgastar, pregando para essas mentes vazias de coerências e, paradoxalmente, cheias de mentiras, distribuídas pelo furioso, astuto e pretenso ditador!

Me resguardarei, deixando para os mais jovens essa luta desleal e sem respeito, onde a mentira é a maior arma. Voltarei as minhas divertidas crônicas do cotidiano, olhando de longe os andamentos, esperando que não apareçam mais atitudes tenebrosas e ofensivas a democracia e constituição, que façam eu ter uma recaída, dando meu justo grito de protesto, mostrando que estou quieto, mas, não morto, nem tão pouco sinto-me vencido, apenas, deixando o gado pastar a vontade, comendo a ração mentirosa, que o Mito de Barro distribui com esperteza!

Deixo mais uma vez o aviso, que essas bondades: aumentos, auxílio Brasil, motociatas, uso do nome de Deus como tapeação, promessas, ataques as instituições, promessas de mundos e fundos, tudo isso faz parte do seu arsenal político, que vem enganando o povo há trinta anos. Pois, é lamentável e evidente, que temos uma fatia de brasileiros formada por enganados, desconhecidos da história, interessados, e dos que tem o caráter igual ao dele. Lamentável, mas, existe isso em todo mundo. Ultimamente, Trump ex-presidente dos Estados Unidos, mostrou que lá também tem uma fatia semelhante a nossa, e fácil de ser manipulada para as maiores desordens!

Aceitem meu até breve sobre assuntos políticos, porém, espero que não haja necessidade de ter que voltar a esse assunto tão importante. Pois, da forma que procede essa atual corrente, tornou-se asqueroso, nojento e desgastante. Já chegou ao ponto de um idiota, que leu uma crônica minha cheia de verdades, mandar mensagens me ofendendo, e ameaçando que se me encontrar na rua vai me dar uma surra. Estou morrendo de medo desse bobão. Vejam o baixo nível desses fanáticos. Porém, mesmo assim, jamais deixarei de participar nas horas precisas, pois, trata-se de uma atitude admirável de cidadania!

Muitos dos seus admiradores comentam que Lula quer implantar o comunismo no Brasil, isso seguindo a verborreia de Bolsonaro. Mas, o PT governou o país por quase 13 anos, e foi o período que o pais teve sua melhor fase, respeitado e elogiado em todo mundo, além do povo brasileiro desfrutar de segurança, liberdade e qualidade de vida. Tudo isso tendo, lamentavelmente, alguns bandidos oportunistas, que abusaram da confiança. Fato que acontece em todos governos, inclusive no   atual!

*Escritor – Historiador – Membro da Academia Grapiúna de Letras - AGRAL

quarta-feira, 27 de abril de 2022

VOCÊ É FELIZ NA DEMOCRACIA?

 

Antonio Nunes de Souza*

Claro que sim!

Viver num país democrático é ter a liberdade de ir e vir, poder reclamar seus direitos, escolher seus governantes, externar suas idéias, pensamentos e não ter medo de demonstrar, pondo em prática a linha política que você acha melhor e mais justa, desde quando seja oficializada!

Pois, saibam vocês, que esse maravilhoso regime que vivemos nesse momento (?), não caiu do céu como uma bondade divina, sem que houvesse sacrifícios, lutas, perseguições, prisões, torturas, exilados e mortos. E, certamente, milhares de pessoas participaram ativamente dessa batalha, para que hoje possamos dizer que o Brasil é um país democrático!

E vocês sabem quais os partidos que mais lutaram, com garra e coragem, para que pudéssemos desfrutar dessa liberdade?

Se não sabem, ou nunca procuraram saber, tomem conhecimento agora: Não fosse o PT e o PC do B, juntamente com a classe estudantil e as maiores cabeças pensantes do país e outros partidos, estaríamos ainda regidos pelo golpe militar imposto em 1964. E, como se passaram mais de 50 anos, infelizmente, por ser pouco divulgada essa parte negra da nossa história (que deveria fazer parte do currículo escolar para esclarecer aos nossos jovens), esses bravos partidos ainda sofrem discriminações, graças uma parte da mídia que ainda é controlada pelos filhos e netos desse desastroso golpe, que os responsáveis para dar um cunho de respeito, apelidaram, ridiculamente, de revolução!

Foram esses heróis anônimos ou conhecidos, mortos ou mutilados que, com muita coragem, armados com a língua e a caneta, enfrentaram um regime sórdido que amordaçava os homens e oprimiam os cidadãos. Todos eram denominados de comunistas, esquerdistas, petistas, anarquistas e todos os “istas” mais, esquecendo eles que todos nós éramos e somos, verdadeiramente, nacionalistas. Nós amamos nossa nação, não temos lados partidários, a não ser o amor ao país!

Lógico que temos que admitir a presença de outros partidos, que em menores escalas deram suas ajudas, e outros que se aliaram posteriormente “pongando” no bonde quando o destino já estava, praticamente, definido. Mas, reconhecemos que de certa forma colaboraram também!

Que essa síntese de um fato muitíssimo importante na história brasileira, sirva para dar conhecimento aos jovens pouco informados e nem eram nascidos, e fazer com que os mais velhos que se deixaram contaminar pelos antigos donos do país, façam uma reflexão e vejam com clareza, que o momento que estamos vivendo, custou muito caro para aqueles que lutaram, veemente, para que tivéssemos liberdade e cidadania. Não precisa ser “ista” nenhum para enxergar claramente, as intenções de ditador do nosso (?) atual presidente e a vertente que, interessadamente, o apoia!

Analisem seus trabalhos e comportamentos, para votar nas pessoas comprometidas com a nação. Tem até agora, quase dez candidatos para que você escolha o que seja melhor e respeite a democracia e a constituição. Não precisamos de ditadores. Esclareçam aos que precisam de orientações, nós também temos a obrigação de educar, por uma questão de solidariedade e humanitarismo!

Como você se sentirá, depois de bater continências dezenas de anos para generais, ter que bater para patentes inferiores e reformadas?

Pelo menos, leia a história do período de 1964 a 1985 e veja o que representou a ditadura militar nesses anos cruéis. Na época muita gente apoiou achando que seria uma maravilha, mas, com o tempo, 80% mudou de ideia, aderindo as passeatas monstruosas de reivindicação de “Diretas já!” Imagine vocês, que até um programa inusitado os generais criaram, chamado: “Ouro para o bem do Brasil!”. O pobre povo, tolamente, entregava, anéis, pulseiras, correntes, brincos, argolas, braceletes, etc. uma verdadeira fortuna em todo território nacional! Depois de algum tempo, vendo as ocorrências, ficaram foi putos de raiva, por ter entregues as suas joias!

Os fanáticos, ou equivocados que desconhecem o passado, somente sabem chamar Lula de ladrão, pois é o candidato que a população grita forte que deseja. A técnica de Bolsonaro, filhos e aliados é minar essa notícia, que não procede, já que nada provaram contra Lula e Dilma, pois foram anuladas todas acusações por falta de provas, e sim acusações parciais do juiz Sérgio Moro, para ganhar um cargo de Ministro e, hoje mesmo, foi condenado pela ONU como parcial nos julgamentos. Será que o comitê da ONU é de lulistas, petistas, ou comunistas?

Que tiveram petistas do segundo escalão que se aproveitaram, isso existiu, como existiu em todos os outros governos. Ou melhor dizendo, sempre fomos saqueados desde o descobrimento!

Em outubro, mostrem a esse povo equivocado, que lugar de militar é no quartel comendo picanha, bebendo leite condensado, cuidando do couro cabeludo, tomando Viagra ou usando suas próteses. E por que não um Botox para ficar mais charmoso?

*Escritor – Historiador – Membro da Academia Grapiúna de Letras - AGRAL  

 

AFLIÇÕES DE UMA GORDA!

 

Antonio Nunes de Souza*

Como que eu não posso ter complexo?

É, dramaticamente, uma vida filha da puta, sempre olhada com desdém, risos escondidos quando passamos e, na praia então, somos sempre chamadas de baleias, as mães chamam as crianças em tom de deboche dizendo: cuidado meninos que a maré vai encher com a entrada da baleia Orca na água!

Claro que sinto uma raiva mortal com essas observações repugnantes. Basta no tempo de escola, que sofri pra caralho com os apelidos que me botavam, a maneira que se dirigiam a mim, sempre com risadas e gozações, e eu segurava a barra, estudava muito, mas, nunca ensinava a sacana nenhum nas ocasiões das provas. Deixava todos se foderem, principalmente aqueles que mais me sacaneavam!

Porém, no fundo tinha uma inveja retada das minhas colegas magrinhas e charmosas, que sempre estavam com namorados, dançando nas festas, se apresentando nos desfiles dos eventos escolares. E eu, até nas apresentações teatrais, somente uma vez fui requisitada para fazer o papel de um elefante, numa peça sobre os animais da África. Fiquei puta da vida, mas, tive que fazer a merda da representação por que valia nota!

Realmente eu sou muito gorda, porque a minha mãe sempre me forçava comer. Inclusive dizia que só me daria as coisas se eu comesse tudo do prato. Então...para ganhar as coisas, inclusive minha semanada, comia as vezes até mais do que ela exigia. Resultado: Tenho 1,55 de altura e peso 80 quilos. Uma desproporção da porra!

Estou com 19 anos, já na faculdade e, a única vez que quase consegui transar com alguém, foi com um cara feio pra caralho, que provavelmente não arranjava porra nenhuma e, me convidou para sair. Porém, nem me levou antes para algum lugar agradável, seguiu com o carro direto para um motel. Eu estava super tensa, porém, como seria a minha primeira experiência sexual, segurei a barra, suando bastante nas mãos!

Entramos, fomos para o quarto, trocamos uns beijinhos, ele me jogou na cama, começou a tirar sua roupa e eu também fui fazendo a mesma coisa. Estava com uma vergonha filha da puta. Porém, era a minha primeira sensação de um possível orgasmo, tão comentado pelas meninas!

Aí foi que aconteceu a merda!

Ele quando me olhou nua, com a cara mais cínica do mundo, disse para mim: Você pode dar uma mijadinha para eu seguir o rastro e achar sua xoxota?

Com o maior ódio, me levantei, dei-lhe um tapa na cara, vesti minha roupa e saí porta a fora morrendo de raiva!

Tomei um táxi, voltei para casa, entrei ainda chorando muito, fui para o quarto sem ninguém perceber, e pensei comigo mesmo: “Minha mãe, querendo ser boazinha, somente fez me foder solenemente!”

Me ajoelhei, jurando que irei para uma academia na segunda feira, e farei um puto regime para modificar totalmente a minha vida!

*Escritor – Historiador - Membro da Academia Grapiúna de Letras -AGRAL

terça-feira, 26 de abril de 2022

SAIBA O QUE É DITADURA MILITAR!

 

Antonio Nunes de Souza*

Aviso que o texto é longo, mas, é muito melhor você perder uns minutos lendo, que passar mais quatro anos sofrendo. Não trata-se de campanha, e sim um esclarecimento!

Lógico que em rápidas palavras, é impossível expor completamente esse sórdido e aviltante regime, mas, numa síntese, podemos pelo menos mostrar os detalhes mais significativos e os resultados, principalmente para o povo, que sempre é o maior sofredor e mais atingido. Pois, em qualquer regime, os ricos e remediados pouco se incomodam, inclusive muitos que apoiam, são bastante beneficiados!

O que vou passar a relatar ninguém me contou, foram situações que vivenciei durante a ditadura militar, iniciada em 1964 prolongando-se até 1985. Observa-se que foi um longo período que, sem nenhuma dúvida, sofremos as agruras do inferno, nas mãos impiedosas das forças armadas!

Na madrugada de primeiro de abril foram invadidos todas as sedes dos sindicatos, a UNE (União Nacional dos Estudantes), casas e apartamentos de pessoas que os alcaguetes denunciaram como subversivos (?), supermercado do Sindicato da Petrobras, inclusive prendendo todos que estavam fazendo compras. E essas invasões foram com quebra-quebra geral, jogando máquinas de escrever, carteiras, documento, arquivos, tudo na rua pelas janelas. Nas residências pela mesma forma, nas bibliotecas particulares, todos os livros que tinham as capas vermelhas os soldados rasgavam, até os de receitas culinárias, pois, capa vermelha para eles era subversivo. Na Refinaria de Mataripe, onde eu trabalhava na época desde de 1962, chegou um batalhão enorme, expulsou todos os funcionários que moravam nos alojamentos, para aquartelar os militares, ficamos proibidos de fazer refeições no hotel, prenderam mais de uma centena de funcionários, apontados como sindicalistas e contra o regime imposto, colocaram um navio em Madre Deus, que ficou servindo de prisão em seu porão. Muitos foram torturados barbaramente, para confessar coisas que eles imaginavam que existiam, principalmente armas! Diziam eles que havia um arsenal escondido. Mas, não encontraram nem um modesto revólver!

Daí pra frente, passamos a sermos revistados quando chegávamos, fiscalizados por centenas de soldados, armados e circulando por todos os cantos, paravam e ficavam nos encarando e, aqueles que demostrava algum medo ou coisa parecida, eles levavam escoltados para sofrer uma série de perguntas veementes, chegando às vezes a torturas físicas e mentais, para que confessassem o que nada tinham a dizer! Estupidamente, foi exonerado o Dr. Perrone, superintendente da Refinaria, homem que conhecia petróleo até debaixo d’agua, e foi colocado em seu lugar o General Ariovaldo Pereira Lima, que de petróleo a única coisa que sabia, era parar nos postos para botar gasolina no seu carro!

Aí começamos todos no Brasil a sofrer uma censura absurda nos filmes, livros, teatros, exposições, shows, rádios, jornais, televisões, chegando ao ponto de até as músicas ambientes que eram tocadas em bares, restaurantes, eventos, salas de espera, etc., você era obrigado a fazer uma lista dos títulos, cantores e compositores, e mandar para o departamento de censura, onde eles examinavam, cortavam aquelas que eles achavam subversivas, e devolvia a lista com as que poderia executar. E ai de você se saísse da lista aprovada. Isso eu vivi, literalmente, pois, minha família tinha três hotéis e eu administrava os restaurantes, onde executava-se músicas ambientes. Em Salvador tinha um coronel Luiz Arthur que era o cão chupando manga. Sua distração era encarcerar qualquer um. Tive um amigo que foi acusado de subversivo, e quando se apresentou com um advogado, prenderam ele e o advogado, com a alegação que quem defende subversivo também é igual. E ficaram um bom tempo nas grades!

Nossos governantes foram praticamente todos trocados por militares, muitos desqualificados para as funções (como atualmente), além de prepotentes, arrogantes e desumanos! Passamos a não ter direito de ir e vir dentro e fora do país, muitas pessoas qualificadas (artistas, reitores, cientistas, escritores, professores), por não concordar com o brutal regime foram exilados, ou expulsos do país. Muitos foram embora espontaneamente, num ato de repulsa ao que estavam vendo e acontecendo!

Com o grotesco Ato institucional 5 (AI-5), passamos a não ter constituição, democracia, direitos, nem nada. Quem mandava no país era um grupo de generais, e eram eles que ditavam as regras aos seus gostos. Todos com as maiores mordomias possíveis (como atualmente). Em 1965 eu era noivo de uma moça em Salvador, e o tio dela era General e veio do Rio de Janeiro para ser o Chefe da Quinta Região Militar (o manda chuva do Estado) e, por essa coincidência, tive oportunidade de ver de perto as benesses exageradas que lhe prestavam! Dezenas de jantares, manifestações, presentes, concessões nos clubes, cinemas, teatros. Inclusive tive oportunidade de ir algumas vezes, até nas praias e lanchas da Base Naval de Aratu, pois, o Gal. João Santos trouxe para ser chefe da Base Naval da Bahia, um tenente que era seu genro. Não posso deixar de dizer que no carnaval, fomos para o Yacht Clube da Bahia, éramos umas dez pessoas e lá estava o melhor camarote, muita comida, bebidas, queijos, vinhos, salgados, etc., tudo 0800. Nunca vi tanta subserviência de um lado e prepotência do outro. Até os garçons me chamavam de tenente e as vezes de coronel. Eu que conhecia o outro lado da história, sentia repulsa e nojo!

Todos viviam calados, passamos os primeiros anos só podendo ficar nas ruas até as 20 horas, depois ampliado para 22 horas e, quando tomaram o domínio completamente, passamos a poder sair um pouco mais, porém, sempre vigiados por carros do exército circulando nas ruas, cheios de soldados fortemente armados. Muitas vezes paravam aleatoriamente, alguns saltavam e lhe pedia documentação, perguntava o que você estava fazendo na rua, etc., deixando o cidadão em pânico e aterrorizado. Nesse período, para conhecer melhor as intenções dos militares com relação ao nosso país, fui fazer o curso na ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra), uma espécie de lavagem cerebral programada, cujo diploma tenho e guardo até hoje!

Foram 21 tristes anos, ocasião que o Brasil retrocedeu em todas as áreas, principalmente na educação, cultura, tecnologia e pesquisas científicas. Sua única obra expressiva foi a ponte Rio/Niterói, com o gasto assustador, que daria para construir quatro pontes semelhantes!

Ficamos todos esses anos sem poder escolher nossos presidentes e governadores, todos eram militares e alguns civis da corriola de apoiadores, ou apadrinhados políticos. Vereadores não tinham direito a salário!

Nessas linhas, não tem da missa a metade, isso é o mínimo que você sofrerá se cair na bobagem de votar nesse homem que, claramente, deseja ser um ditador, dar um golpe militar e ficar no governo por tempo indeterminado, fazendo o que já está fazendo: Provocando a miséria, fome, desemprego, enfraquecendo a educação e saúde, moradia, nenhuma segurança (assaltos, roubos, crimes, raptos, sequestro por minuto), falta de respeito com todas instituições, democracia e a constituição, dando indulto a criminoso comprovadamente nocivo a sociedade e a política. Além de outros atos que demonstram, claramente as intenções de ser o ditador do nosso querido país. Vamos dar a resposta a ele nas urnas. Ele é tão acintosamente prepotente e arrogante, que por diversas vezes, já disse que se ele perder as eleições, só Deus tirará ele da presidência. Essa declaração é totalmente golpista e ditatorial!

Morrerei sem entender, qual a razão de pessoas apoiarem essas e outras atitudes discrepantes, contra totalmente os padrões democráticos e humanos!

Tudo isso, juro que é café pequeno no comando desse homem, pois, não deu certo um golpe chefiado por generais, imaginem vocês o que seja com o comando de um capitão da reserva, frustrado por ter sido reformado, por alguma razão que desconheço, mas, coisa boa não deve ter sido!

Em outubro, são mais ou menos dez candidatos e, com certeza absoluta, qualquer um é melhor que Bolsonaro. Pelo menos, nenhum deseja ser ditador da nossa maravilhosa nação. Todos estão voltados para consertar os absurdos desses últimos anos! Vale dizer que, se eu ousar escrever essas verdades reais na ditadura militar, serei logo preso, torturado e desaparecerei sem deixar vestígios, como aconteceu com muitos nos 21 anos!

*Escritor – Historiador – Membro da Academia Grapiúna de Letras - AGRAL

 

segunda-feira, 25 de abril de 2022

OS PARCEIROS SE ENCONTRAM!

 

Antonio Nunes de Souza*

Embora possa até ser encarada por alguns como humor negro, juro que a minha intenção é pura, meiga, afetiva e carregada de saudades!

Esses dois anos passados, graças a virose e outras doenças também criminosas, lamentavelmente, tive a desdita tristonha, de perder alguns bons amigos próximos que, com certeza, mesmo possuidores de pequenos pecados, devem estar juntos no céu, no maior bate papo, inclusive, o último levando notícias nossas e, com certeza, esperando ansiosos a nossa chegada a qualquer momento!

Dentre os amigos mais chegados, e parceiros eventuais de uma inocente e divertida partida de pôquer, mais para um encontro sadio, que por disputa financeira, foram eles: Ervino, Geraldo, Luiz Ademário, João, e por último Mota! Como pode-se ver, uma mesa completa para uma rodada de pôquer tranquila, que pode ser diariamente, já que eles não tem mais ocupações de trabalho. Como não deve rolar dinheiro no Paraíso, as apostas serão na base de hóstias, e São Pedro cobrará o “barato” em orações, servindo como jantar um delicioso manjar, regado a água benta. Podemos dizer tranquilamente, que é um bendito e santificado “Pôquer Celestial!”

Obviamente, fico feliz que isso esteja acontecendo, mas, seguramente, não faço o mínimo deseja de estar participando dessa mesa, e nem ficar de fora “peruando”! Pretendo demorar mais alguns anos, principalmente ver a queda maravilhosa de Bolsonaro, e que o presidente que vier, conserte as anomalias que ele deixará. Obvio que seus faccionados não concordam comigo, mas, nem todos nós enxergamos a mesma distância, e devemos respeitar as opiniões com educação, não procedendo como alguns imbecis desqualificados e arrogantes!

Só me resta esperar que, com seus poderes de almas celestiais, possam entrar nas redes e ler essa crônica que escrevo com um carinho e afeto saudosista, dos grandes e queridos amigos, que partiram bem antes de vencer as suas validades. Mas, como dizem que Deus chama logo os bons, talvez por essa razão, eles se foram. Aproveito para dizer ao meu idolatrado Deus, que eu não sou tão bom que mereça ir por esses tempos, me deixe penar mais alguns anos aqui pela terra!

Entretanto, pode ser que eles não estejam nessa minha imaginação hipotética e fictícia, porém, em qualquer lugar que estejam meus queridos e saudosos amigos, envio docemente um grande abraço carinhoso e fraternal!

*Escritor – Historiador – Membro da Academia Grapiúna de Letras - AGRAL

domingo, 24 de abril de 2022

O SEXO E A TECNOLOGIA!

 

 Antonio Nunes de Souza*

Não é novidade para ninguém as negociações, principalmente de compras e vendas, através da internet. Esse processo foi crescendo de uma maneira gigantesca que hoje representa, aproximadamente, 50% do mercado presencial, com as características do passado. Segundo os usuários, mesmo com os riscos dos não recebimentos das mercadorias, conforme tem acontecido constantemente, vale a pena. Os comodistas e os “sem tempo”, dizem que basta tomar algumas precauções!

Como se tornou uma comercialização com tendências a aumentar e, quem sabe, ser a modalidade imperiosa do futuro próximo, um amigo nosso ligado a essa área, resolveu além de vender os seus produtos, também oficializar operações ligadas ao sexo, aproveitando a liberação geral com relação à venda de “virgindades”, que tem tido uma aceitação boa no mercado, prestígio que os himens já haviam perdido há muito tempo, uma vez que, em função da demasiada liberdade da juventude, as meninas estavam dando de graça, chegando ao ponto de uma gama de homens se recusarem a cometer o ato por dar mais trabalho do que prazer. A grande maioria prefere as desvirginadas, experientes e, se já tiver um filho será ótimo, pois, ele já pega o quite completo!

Assim sendo, nosso amigo instalou um departamento, especialmente para atender sua nova clientela. Não teve nenhuma dificuldade para cadastrar dezenas de lindas moças, não só as que desejavam vender suas raras virgindades, como aquelas que de virgem só conservavam os buracos do nariz e as orelhas. Para sua segurança nos recebimentos e o bom atendimento aos seus clientes, todos os pagamentos só se concretizavam nos encontros, alguns minutos antes das prestações de serviços. Ele colocou um chip na fenda da vagina e outro na regada da bunda de suas funcionárias e, a depender da utilização que o cliente fizer, ele passará o seu cartão de crédito nas referidas partes, sendo que na vaginal será “débito” e na bunda será “crédito e parcelado”. Ficando o perigo de calote em zero, dando-lhe uma garantia de um retorno eficaz e tranquilo!

Suponho que na sua mente pensou: Isso é um absurdo, pois, seria prostituição e esse comportamento é proibido por lei!

Aí é que está o seu engano, pois, está tramitando na câmara um projeto para oficializar a profissão da prostituição, com todos os direitos de coberturas da lei (FGTS, PIS, fundo de garantia, férias, décimo terceiro, aviso prévio e seguro desemprego). Uma profissão como outra qualquer, uma vez que ela existe, e jamais será extinta! Então... melhor será oficializá-la, arrecadar impostos e dar cobertura a essas vendedoras de sonhos e prazeres. Ele já está bolando vários aplicativos para serem usados em algumas variações em torno do tema, e o slogan da publicidade é sensacional: “Se você cansou da placa mãe, nós temos a placa filha!”

Infelizmente não posso dar o nome da empresa, pois, ele está atuando em sigilo e maiores cuidados, aguardando a promulgação do bendito decreto lei que, como já teve a do Ventre Livre, essa será do Sexo Livre!

*Escritor – Historiador - Membro da Academia Grapiúna de Letras - AGRAL

ESTOU PRONTA PARA O CARNAVAL!

 

Antonio Nunes de Souza*

Todos os anos é a mesma coisa. Fico excitadíssima com a aproximação do carnaval, festa que jamais dispenso e brinco desde meus dez anos de idade. Agora, com trinta e quatro anos, continuo curtindo de todas as formas possíveis as loucuras momescas, que atualmente, inevitavelmente, começamos com um beijo na boca e terminamos na cama fazendo as maiores proezas libidinosas e deliciosas. As danças e as músicas ninguém nem presta atenção, pois, o que vale são os ritmos dançantes, os requebrados da bunda, as caras e bocas e, logicamente, as esfregações no meio da multidão, principalmente nos blocos, onde qualquer lado que você vá encontra sempre algo duro ralando em suas nádegas, ou nas coxas. Não posso dizer que não gosto de jeito nenhum, pois, é um universo de rolas a nossa disposição, sendo uma condição tão normal que deveria ocorrer até nas filas dos bancos, SUS, ônibus e metrôs. Sinceramente, seria uma maneira mais agradável de esperar atendimento! Até nas procissões (que Deus me perdoe a blasfêmia), mas, nada mais milagroso que receber uma “vela” roçando em você, enquanto rezava uma Ave Maria!

O fato é que já comprei a prazo e já paguei o meu Abadá do Chiclete, pois jamais deixaria de no bloco, mesmo sem a presença de Béu. Quando me lembro que até já transei diversas vezes no meio do bloco, sem nem mesmo saber o nome do cara. Uma loucura, mas, me deixava realizada aproveitando todas as oportunidades que a vida me deu. Graças a Deus, nunca tive DSTs e nem produção independente, apenas uma vez levei um baianinho no útero para Sampa, filho de um negão do Olodum, mas, chegando lá, procurei abortar esse problema futuro. Nesse particular sempre fui espertíssima!Depois de ralar muito na vida, consegui ser uma advogada com certo prestígio e independência, podendo contratar um bom hotel bem localizado, um lugar num camarote em Ondina e, contando com alguns amigos de Salvador, encontro-me pronta para a folia!

Com o tempo passei a ver com mais clareza que todas as pessoas adorariam fazer isso, mas, numa atitude idiota e uma submissão a essa hipócrita sociedade, se reprimem e depois, quando chega o arrependimento, já é tarde demais para recuperar o tempo perdido!

O que digo sempre é que você seja independente, lute para isso e, depois, faça o que desejar não se retenha para agradar a terceiros, deixando de ser a primeira e única dona de sua vida!

Esse é o carnaval de minha amiga Nicole, que tem como filosofia de vida a música: “É preciso saber viver!”

*Escritor – Historiador - Membro da Academia Grapiúna de Letras - AGRAL

sábado, 23 de abril de 2022

CARNAVAL É FESTA DEMONÍACA?

 Antonio Nunes de Souza*

Sem as menores dúvidas, que esse evento que mexe com milhões de pessoas, seja uma coisa divina, ou tenha o apoio celestial para sua realização!

Talvez, no remoto passado, quando realmente aconteceu a instauração dessa travessura urbana no Brasil, poderia se considerar como algo inocente e puro, quando as pessoas pelas ruas jogavam pó de arroz uns nos outros, esguichos de água, confetes e serpentinas. As danças eram imitações das danças de salão francesas e inglesas sem nenhuma malícia ou despudor! Até quando houve o advento da lança perfume, esse instrumento era usado para refrescar, perfumar os foliões, esguichar nas meninas para vê-las arrepiadas pela frieza do produto químico, usava-se mascaras transparentes para proteger os olhos (ardia bastante), e era uma bonita, doce e inocente alegria, principalmente pelas lindas fantasias apresentadas pelos verdadeiros amantes da folia!

Meu texto está longe de ser saudosista, trata-se apenas de dar uma ideia aos mais jovens, sobre a mudança absurda e estranha do atual comportamental que, por essa razão, estou inquerindo se realmente carnaval é uma festa demoníaca!

Vejam vocês as transformações e novos hábitos e costumes que foram introduzidos na festança do Rei Momo: A lança perfume virou uma droga perigosa e, em vez de ser usada para perfumar, seu uso foi mudado para cheirar, tomar o tal do “porre”, ficando louco por alguns minutos e, algumas vezes, levado a comas, ou mesmo a mortes. Os pós de arroz e água que eram jogados uns nos outros, atualmente, um bando de foliões idiotas, ficam com as latinhas de cerveja rodando acima das cabeças, sujando todos que estão em volta. Com relação a drogas, infelizmente, transitam das menos as mais perigosas (maconha, crack, cocaína, haxixe, estasy) e outros danosos excitantes!

As danças então, já não tem mais o que inventarem em termos de requebrar o corpo. Se você tapar os ouvidos e ficar olhando sem ouvir as podres letras das músicas, parece que passaram pimenta na bunda de todo mundo, e estão todos se retorcendo, requebrando, revirando os olhos e esfregando as bundas, para amenizar as dores. E cada uma tem o seu nome, dado pelos artistas, como dança da manivela, da galinha, metralhadora, abaixadinho, da garrafa, no sapatinho e outras anomalias, aceitas com o maior carinho pelo louco povo, adepto da sacanagem coletiva!

Com relação ao sexo, como não poderia deixar de acontecer, a liberalidade passou a ser promíscua e normal. Pois, depois de enfrentar uma parada dessa, logicamente o endereço é uma cama, ou outro lugar qualquer onde o coro come e as mães não veem. Segundo estatísticas, nos nove meses seguintes ao carnaval, o avalanche de “produções independentes” apresenta um volume assustador. Muitas coitadas, transaram tanto, que nem sabe, verdadeiramente, que são os pais!

Eu não sou careta e nem estou puto porque não estou vivenciando esse momento, pois também peguei uma boa ponga dessa época, apenas o que exponho é para que você, assim como estou fazendo, se pergunte: “Carnaval é uma festa demoníaca?”

*Escritor – Historiador - Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL 


sexta-feira, 22 de abril de 2022

EU SOZINHO ME DESMORALIZO!

 

Antonio Nunes de Souza*

Em matéria de desmoralizar-se cotidianamente, com espontaneidade e perícia, seguramente, o capitão da reserva Jair Messias Bolsonaro, que por acaso está na presidência, é inegavelmente, um exemplo ímpar, merecedor de ser taxado como “our concour” nessa grotesca modalidade!

Ontem, para mais uma vez mostrar que é o tal em atitudes de descalabros, depois do Supremo Tribunal Federal condenar por dez votos a um o deputado Daniel Silveira, em função de um comportamento super cafajeste, dizendo em rede nacional uma série de impropérios, ofensas e ameaças a constituição, ao Supremo e ministros componentes. Isso com um ar de arrogância, petulância e prepotência, logicamente por saber que seria defendido pelo seu “Big Boss” que ocupa, por um maldito e descabido equívoco, a cadeira presidencial!

Provavelmente, por ter prestado alguns serviços talvez condenáveis, ou segredos de ações obscuras, ou outras sérias razões que desconhecemos, imediatamente que saiu a sentencia de condenação de mais de oito anos, além de multas e cassação de mandato, nosso rei dos absurdos, juntamente com sua subserviente assessoria jurídica, preparou um indulto inverossímil e inacreditável, livrando o criminoso réu de todas suas merecidas penalidades!

Provavelmente, para seus ilustres apoiadores, que são tolos, engados, interessados, ou de caráter igual ao dele, devem achar que os dez ministros que votaram a favor da sentença são petistas, comunistas e esquerdistas, isso até o pastor ministro colocado por Bolsonaro que, sendo justo, votou também pela condenação, e foi logo excomungado pelos pastores manda chuva da vertente evangélica!

Torna-se público e notório, mais uma vez, que sua provável derrota eleitoral, sua rejeição altíssima, antipatia exorbitante, tem bastante sentido, pois, infelizmente, ele por si próprio, jogou sua grande oportunidade pelo esgoto, tornando-se uma figura lendária na nossa história, porém, como ridícula e desqualificada!

Não vou falar em nenhuma das suas peripécias anteriores, uma vez que, todo público brasileiro tem ciência claramente, somente seus fanáticos e interessados se fazem de cegos!

Nossa grande preocupação é que estamos lidando com uma figura perigosa, capaz dos maiores absurdos, como esse, no sentido de conseguir se reeleger, quando as pesquisas todas lhe dão como derrotado, inclusive, para vários dos candidatos!

Infelizmente, nossa história vai ter que lamentar mais uma grande decepção presidencial, erro público levado pelas fake news e parcialidades, que é seu armamento para ludibriar os incautos, atrelando como reforço enganador o nome de Deus que, com certeza, deve estar no céu tremendo de raiva por essa terrível blasfêmia!

Fiquem atentos, não caiam em suas doces armadilhas de mel, para que não passemos mais quatro anos comendo féu[u1] !

Repito tristemente: POBRE BRASIL!

*Escritor – Historiador – Membro da Academia Grapiúna de Letras - AGRAL


 [u1]