segunda-feira, 28 de março de 2022

UMA TRISTE LEMBRANÇA E UMA COMEMORAÇÃO!

 

Antonio Nunes de Souza*

Temos que ter uma boa e eficiente memória, para lembrar e, com sentimento ou alegria, relembrar momentos marcantes da nossa história, para que não sejam esquecidos pelos brasileiros que são dignos, e merecedores de respeito!

Neste final de março, temos o dissabor de lembrar com bastante desgosto, o absurdo e vergonhoso golpe das forças armadas que, enganosamente, criou no povo uma expectativa de um governo exemplar e progressista, mas, o que assistimos durante vinte e poucos anos, foi uma ditadura caótica e grotesca, com mortes, torturas, exílios, censuras, atraso cultural e educacional, culminando com o AI-5, ferindo brutalmente a constituição e tirando a liberdade de ir e vir dos brasileiros. Ainda empossando, como atualmente está sendo feito, milhares de militares em ministérios, governos e nas grandes empresas públicas do país, sendo que esses agraciados inexperientes, substituíram técnicos qualificados e competentes. Felizmente, depois de muita luta do povo brasileiro, foi conseguida a volta da democracia ao país, que aos poucos foi se firmando como um Brasil forte, emergente e beirando os maiores do mundo!

Essa revolução/ditadura, temos a obrigação de jamais esquece-la, principalmente para que não deixemos que um dia volte a acontecer, como agora estão tentando sagazmente, mas, graças a Deus, estamos lidando com uma brutal incompetência para tal desatinada atitude! Imagine vocês, que com generais a ditadura foi um fiasco, quanto mais com um mero capitão reformado. É muito importante ver isso com carinho e atenção, e nada custa ler um pouco sobre essa parte da história, que hoje está aberta para todos conhecerem!

Essa é a nossa triste lembrança que não devemos apaga-la nunca, inclusive passar para nossos filhos e netos, pois faz parte de nossa história!

Quanto a comemoração, refiro-me ao folclórico primeiro de abril, considerado o “Dia da Mentira”, e mais que justo, poderíamos comemora-lo com galhardia, inclusive aumentando o seu status, dando-lhe oficialmente o nome de “DIA DE BOLSONARO”, numa homenagem a alguém que usa e abusa desse hábito nada apreciado. Mas, infelizmente, muitos ainda acreditam nesse presidente Pinóquio!

Para amenizar as tristezas de um dos fatos, vamos nos divertir até outubro ouvindo mentiras enganosas, pois, para essa trupe, todo dia é primeiro de abril!

*Escritor – Historiador – Membro da Academia Grapiúna de Letras - AGRAL

Nenhum comentário: