sábado, 4 de novembro de 2017

QUER SER UM POLICIAL?

Antonio Nunes de Souza*

Tenho certeza absoluta que você disse não, imediatamente!
E, no fundo, você está cheio de razões, dada as circunstâncias que vivem, ou melhor, que sobrevivem nossos heróis das forças policiais!
Se não bastasse apenas enfrentar, diariamente, uma enormidade de bandidos de todas as correntes e espécies, arriscar-se a ser atingido traiçoeiramente ou eliminado dentro da sua própria casa em frente aos seus filhos e familiares, muitas vezes, também eliminados apenas por vinganças, em função de ter cumprido suas funções dignamente!
Seus salários são tão medíocres como as ultrapassadas armas que lhes são distribuídas, para enfrentar quadrilhas guerrilheiras com armamentos de ponta e qualidades superiores.

Como podem se proteger dos grandes perigos nos lugares onde moram, pois, por serem pobres moram justamente em morros, favelas, ou bairros periféricos comandados por bandidos e traficantes?
Normalmente saem de casa com os fardamentos escondidos em uma sacola, para se vestirem nas corporações, ou postos, pois, se saírem de casa já paramentados, correm o risco de morrerem imediatamente, seja de dia ou de noite.
Então, quem são as pessoas (homens e mulheres) que se sujeitam a trabalhar nas funções policiais?
Geralmente pessoas pobres, com cursos escolares pouco qualificados, educação doméstica a desejar e, principalmente, pessoas carregadas de complexos e discriminações!
É logico que, com essas circunstâncias e detalhes, como exigir um comportamento sempre exemplar de todos que fazem parte desse exército de defensores públicos? É obvio que estamos todos passivos de falhas, erros e até abusos de alguns, mas, humanamente, também devemos perdoá-los, pois, suas vidas também correm bem mais ricos que as nossas!
Parece incrível, mas nós somos o país onde os policiais são mais pessimamente remunerados e, com tal depreciação, os menos qualificados. Com exceção da polícia federal que, ultimamente, por estar mais prestigiada e remunerada, tem apresentado um trabalho impecável e invejável!

Vamos ser mais tolerantes nas discrepâncias que acontecem, as falhas e alguns abusos em serviço, pois, estamos tratando de uma classe muito importante e pouco privilegiada, que se sacrifica para prestar os seus serviços!

Portanto, antes de esbravejar, condenar e desprestigiar os policiais, lembrem-se das coisas que disse acima e aliviem nas suas condenações. Pois, em todas as profissões, durante seus desempenhos existem erros que ficam encobertos, pois não são culpas dos profissionais. Na área médica por exemplo, o corporativismo sempre encobre uma série de falhas que levaram a óbitos!

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL- antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

Nenhum comentário: