quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Preconceitos e discriminações!

Antonio Nunes de Souza*

Falar sobre esses assuntos, em algumas ocasiões se faz necessário, não para ser um “discriminador” a mais, querendo discriminar as outras pessoas. Pois, se assim fizermos, cairemos no popular ditado, que diz: “o torto falando do aleijado”!
Entretanto, sempre precisará que esse péssimo hábito e procedimento, completamente enraizado nas cabeças e mentes das pessoas, sejam refletidos de uma maneira mais humana, mais justas e lógicas, para também não cair no outro adágio que se usa comumente: “macaco não olha para o rabo”!

Temos e presenciamos, cotidianamente, o enorme preconceito racial e discriminação com a etnia negra, comportamento completamente injustificado, pois, estatisticamente, já somos considerados um país mestiço, dada nossa miscigenação crescente e o acatamento em nosso país de pessoas de todas as partes do mundo.
Raríssimos podem se considerar como de etnias puras, por estarem chegando agora em nossa terra, mas, rapidamente, se misturam e se agregam familiarmente, dando continuidade as nossas deliciosas e maravilhosas florescências multicores!
Então...como podemos, ou temos o direito nocivo de cultivar preconceitos nessa vertente?
Simplesmente um comportamento tolo e descabido, uma vez que, quando esses bobos menos esperam, suas filhas se enamoram e casam com mulatos, pretos, ou sararás, lhe dando netinho com cabelos pixaim, ou narizinhos chatos. Portanto, se faz mister que fiquemos mais dóceis nos julgamentos e aceitar com carinho todas as pessoas com as igualdades merecidas. Não existe etnias superiores. O que existe são as oportunidades escassas para as classes mais pobres!

Quanto a discriminação na área do sexo, essa é mais que descabida, pois devemos, e muito, respeitar as preferências de cada um, desde que, não ultrapasse os limites, envolvendo ou prejudicando outras pessoas. A liberdade desse comportamento, hábito, preferência, ou costume, trata-se de uma escolha livre e cheia de direitos, não só sociais, como, atualmente, perante as leis!

O preconceito social é, simplesmente, o mais asqueroso de todos, pois, trata-se de um egoísmo cruel, falta de solidariedade, omissões nas ajudas necessárias, fazendo com que essas pessoas sejam oportunizadas e possam alcançar e realizar seus desejos e sonhos!
Nessa área, se procedida de uma forma mais humana, teríamos uma resposta deslumbrante e, consequentemente, maior e melhor crescimento do nosso lindo país!

Que tal vocês pensarem e refletirem se não estão sendo “preconceituosos e discriminadores”?

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

Nenhum comentário: