quarta-feira, 29 de novembro de 2017

FAÇA UMA AUTO ANÁLISE!

Antonio Nunes de Souza*

Quando você alcança determinada idade, normalmente, nas reuniões, ou virtualmente, seus amigos e amigas participantes, quer sejam idosos ou não, mostram-se sempre mais abertos para fazer suas declarações, contar suas histórias ao longo de suas vidas ao seu modo, declarar os erros dos outros, os “por que” que as coisas não deram certo, etc., sempre se pondo como vítimas e, normalmente, que foram corretos e cobertos de razões! Ainda, como complementação, dizem com a maior simplicidade: Eu aguentei até onde pude!

Curioso é que, geralmente, os confessores já passaram por uma, duas, ou até três experiências e, infelizmente, nunca se deu ao trabalho de fazer uma “auto analise”, estudando com sensatez e sem tendenciosidades, ou como é dito normalmente no popular, puxando para sua sardinha!
Para alguns, que são mais conscientes, o tempo termina mostrando certas partes da realidade, os egoísmos, as ideias obsoletas, os fanatismos, comportamentos pudicos exacerbados, atitudes dominadoras completamente descabidas, etc., que, a outra parte, também tem sentimentos, amor próprio e personalidade, não estavam habituados a lidar com prisões ou liberdades vigiadas!

Que essas pessoas, que se qualificam exageradamente boas, aproveite, essa época sutil e misteriosa do Natal, para fazer um retrospecto das suas vivencias e experiências nas suas uniões passadas, pois, com certeza, se quiser ser justa e sincera, verá que colaborou bastante também, para que as coisas não dessem certas! Ou, quem sabe, seja ela, somente a causa dos desencontros.
E, para provar que está sendo junta, nos outros encontros, nas outras reuniões, tenha a sensatez e coragem de dizer: “Eu acho que meu comportamento colaborou bastante para os rompimentos! Mas, agora é tarde e Inês está morta!”

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

Nenhum comentário: