sexta-feira, 24 de novembro de 2023

 

VOCÊ SABE O QUE É A MENTIRA? (Clique no título e leia)

Antonio Nunes de Souza*

Para mim e o genial escritor Millor  Fernandes, a mentira é nada mais, nada menos que: “uma verdade que nunca existiu!”

Obviamente, percebe-se que estamos tratando de algo que, curiosamente, existe muito, mas, na verdade, nunca existiu! Talvez seja uma das maiores incoerências de nossas vedas que, cotidianamente, temos que enfrentar, passivos de nos prejudicar consideravelmente, causando situações extremamente delicadas, chegando às raias dos absurdos!

E, lamentavelmente, estamos enfrentando e vivenciando um momento, que a mentira está altamente evidenciada em todas vertentes, principalmente na política e nas religiosidades. Isso sem querer falar nas redes sociais, que, tristemente, tornou-se um ninho verdadeiramente mentiroso, contrastando com a realidade, criando dúvidas nas mentes alheias. E pior que tudo, são as pessoas idiotizadas que em vez de procurar coisas úteis para fazer, se preocupam em repassar tudo que chega as mãos, sem ter a mínima preocupação de pesquisar a veracidade sobre o fato. Com isso, provocam uma corrente interminável, transformando uma brutal mentira, ou numa verdade ou provocando uma série de dúvidas. Pois, para todos nós, o adágio popular: “onde há fumaça, há fogo”, consequentemente, termina prejudicando consideravelmente as pessoas ou coisas alusivas nas insípidas fake news!

A mentira é talvez a mais devassadora das atitudes, qu4 alguém pode praticar, já que os prejuízos são incalculáveis e, mesmo que seja desvendada, ainda deixa sequelas e marcas inesquecíveis nas pessoas atingidas. Inclusive, porque muitas pessoas não tomam conhecimento que foi uma mentira, e continuam não só acreditando, como comentando com outros!

A ignorância e imbecilidade são as principais causadoras das circulações das mentiras, porém, suas criações são, literalmente, graças as pessoas com mal caráter, ou nenhum caráter, que grotescamente, por interesses de alguma forma, desejam denegrir a moral de pessoas dignas e respeitáveis. Acredito que quando tivermos um país com melhor educação, com mais escolas do que bares, congressos escolares e seminários de estudos, mais que shows de funk, hip hop, sertanejos, etc., certamente minimizaremoss essa desenfreada montanha de mentiras deslavadas, que assolam no mundo!

A mentira é algo tão idiota, que o mentiroso ainda não se conscientizou, que ela tem pernas curtas, e sempre chega-se ao nefasto criador, desmoralizando-o perante a sociedade!

Portanto, se você mesmo eventualmente, comete algumas mentiras, mesmo as mais simples e convencionais, procure evitar, mostrando que você é uma pessoa de bem, e respeita seus semelhantes!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

 


 [U1]

 [U2]

Nenhum comentário: