quarta-feira, 22 de novembro de 2023

POR QUE SONHAMOS? (Clique no título e leia)

 

 Antonio Nunes de Souza*           

Hoje sonhei que juntando todos os vigores do meu físico, andava forte e cegamente, por caminhos desconhecidos. Andava sem destino e caminhando sem nenhum rumo traçado. Mas, com a certeza de que cedo ou tarde, chegaria a um lugar onde, mesmo estando sozinho, encontraria alguém para compartilhar minha felicidade tão almejada!

Talvez para que isso acontecesse, eu tivesse de passar por centenas de barreiras de aparências intransponíveis, destruir castelos de sonhos de outras pessoas, enlamear-me com sujeiras e traições, lutar contra todos os preconceitos impostos pela hipócrita sociedade, seguir sem olhar para traz, pensando apenas no meu objetivo de andar, andar, mesmo tropeçando as vezes em passagens proibidas, para chegar ao destino que nem mesmo eu próprio, tracei para mim!

Acordei perguntando-me se os nossos sonhos podem ransformar-se em realidade? Será que os sonhos são desejos reprimidos dentro de nós, que pela nossa falta de coragem,  só tentamos realiza-los  quando dormimos?

Creio que essa é a mais verdadeira das verdades. Jamais levamos para o nosso inconsciente, aventuras que não gostaríamos de realizar, ou que não nos traga prazeres de uma forma ou de outra. Muitas vezes ou na maioria delas, nossos sonhos descambam para um acontecimento absurdo, que pensamos que nunca imaginamos tal fato. Entretanto, inconscientemente, estes sonhos são desejos reprimidos pela nossa imposição de obedecer regras, ditadas pelo arcaico sistema educacional vigente, ainda muito forte, principalmente nas comunidades menores e provincianas. Onde, para você fazer o que gosta, precisa antes analisar, para saber se os outros vão gostar e aprovarão os seus atos. A isso pode-se chamar de repressão social!

Bendito são aqueles, que mesmo tidos como loucos, dão um ponta pé nas ditatoriais regras de procedimentos, criam suas próprias normas, e vivem felizes sonhando e realizando seus sonhos na íntegra. E para complementar as suas felicidades, ainda soltam gargalhadas de deboche, para todos os oprimidos e opressores, que para servirem de padrão, transformam os seus maravilhosos sonhos em terrpveis e verdadeiros pesadelos!

Pena que nós, os rotulados loucos, somos tão poucos, que dificilmente, podemos realizar nossos sonhos, pois, muitas vezes dependem de outras pessoas, que não tem a coragem necessária para enfrentar as barreiras preconceituosas!

Seria tão bom se essas pessoas fossem tão loucas ou sensatas, quanto eu!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!      

Nenhum comentário: