domingo, 19 de novembro de 2023

A LONGEVIDADE NEM SEMPRE É PRIVILÉGIO! (Clique no título e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Normalmente, quando uma pessoa vive muitos anos, ultrapassando as previsões oficiais da OMS (Organização Mundial da Saúde), que atualmente é uma média de setenta e seis anos, nem sempre trata-se de um privilégio ou benção divina, como geralmente dizem e repetem os religiosos, dando “graças a Deus”, esquecendo completamente dos grandes esforços médicos e dos remédios prescritos. E tem um detalhe: Quando o doente morre, foi Deus que chamou. E quando fica bom, foi um milagre de Deus. Vejam vocês quantas incoerências nesses dois pronunciamentos. Ou Ele chama ou dá prazo!

Sem que seja baseado em algum estudo científico, psíquico ou laboratorial, expresso a minha modesta opinião, simplesmente baseando-me nos meus oitenta e dois anos de vida (já passando seis da validade oficial), e como um excelente observador de comportamentos, não só das pessoas que vivem em minha volta, como nacionalmente, através da mídia. Sendo que nesse último caso, não dou muito crédito em função das desencontradas notícias, enxertas de fake news!

Como disse, na minha percepção a maioria dos grandes recordistas de vida, acredito que seja para pagar seus grandes pecados e injustiças cometidas, durante a vida atuante (comercial ou profissional), pois, seguramente, ninguém paga nada na hipotética justiça celestial. Já que a própria crença é de uma incoerência sem limite, e exemplifico: Se Deus é a bondade infinita, capaz de perdoar todos pecados, como pode bancar um carrasco, julgando seus “próprios” filhos com castigos ou até enviando-os para o tal abstrato inferno?

Será que Deus é duble de bondade e maldade? Essa incoerência descabida, além de não ter sentido, todas explicações são pobres, cheias de dúvidas, que quando elas não chegam a lugar nenhum, os religiosos dizem; O que vale é ter fé! Mas, como ter fé em algo que sua existência está apenas nas cabeças vazias, que foram preenchidas com lendas criadas pelos romanos? Dos italianos eu só gosto da pizza, que é uma invenção chinesa, e eles roubaram a patente, assim como deturparam a mente humana com religiosidade!

Sempre cito a religiosidade, mas, minha intensão não é querer fazer ninguém mudar de idéia, apenas creio que tenho o direito de expressar o que penso, aprendi estudando e comprovo cotidianamente minhas razões. Que cada um continue suas calorosas crenças, que um dia, certamente, verão como foram tolos, e se privaram das delícias que a vida lhe ofereceu e, idiotamente, não aproveitou devidamente!

Sintetizando esse polêmico assunto, percebi em centenas de casos, que uma gama imensa de grande longevos, demoram de morrer para ficar sofrendo com doenças crônicas e incuraveis, debilitações, privações de prazeres e uma série de outras coisas, inclusive vegetando para servir de indignação e pena, e somente partir, depois de sofrer o tanto que ele fez sofrer muitas pessoas. Mas, nesses casos, não tem o dedo de nenhuma divindade. Apenas, como se preocupou mais em prejudicar, se esqueceu de se cuidar, advindo daí uma gama de doenças. Ou seja: passa a colher os frutos que plantou. Eu como sou um tremendo pecador, acredito que deverei viver bastante tempo, pagando minhas inúmeras merdas. Entretanto, se eu viver lúcido, relativamente sadio e tranquilo, será um grande sinal que não fui esse grande pecador que imagino ser, Apenas fui um homem que soube, literalmente, uma vidfa feliz!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

 

Nenhum comentário: