terça-feira, 12 de setembro de 2023

VOCÊ RESPEITA TODAS PROFISSÕES? (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Tenho absoluta certeza, que você fica cheio de mesuras, sutilezas e cuidados, quando se depara ou tem que lidar com um advogado, engenheiro, médico, e muitos outros profissionais desse mesmo patamar. Lógico que essas profissões são importantes, vitais, úteis para o desenvolvimento da sociedade, cidade, estado e país!

Mas, volto a ter novamente absoluta certeza, que muitas outras profissões, que são altamente importantes, salutares, vitais, que, infelizmente, você (não estou generalizando) olha com certo desprezo, não dando o tratamento merecido e, principalmente, tratando-a com certa distância, como se a pessoa fosse um ser inferior, não digno de suas maiores atenções e de seus familiares!

Creio que você já está curioso, para saber a que vertente estou me referindo, mas, nesse exato momento, digo-lhe que uma dessas profissões é a importantíssima “empregada doméstica”! Pessoa que dedica-se a executar as mais árduas tarefas da sua residência, cuidados e carinhos nas confecções das suas refeições, higienização geral do lar, cuidar de suas endiabradas crianças, lavar e passar as suas roupas, fazer compras eventuais ou diárias, muitas e muitas vezes ultrapassar seus horários de trabalho e, estupidamente, quando por um pequeno lapso erra algo, você, mal educadamente, faz reclamações e diz grosseiramente: “Você é empregada doméstica (com entonação de desprezo) e deve prestar a atenção, pois, se fizer de novo lhe boto pra fora!” E essa brutal atitude é bastante peculiar e acontece sempre, até conscientizando as crianças, que as empregas são escravas ao seu dispor. Já vi crianças, filhas de doutores, dizer: “Você é minha empregada e tem que me obedecer, senão eu falo com meu pai pra lhe botar pra fora!” E, humildemente, em função da necessidade, a pessoa ofendida ficar calada. Essas cenas e esses costumes grosseiros de falta de educação e reconhecimento, me deixam pasmo, triste e revoltado!

Saiba você (esse “você” que me refiro que vista a carapuça) que as empregadas domésticas, são pessoas que devemos colocar tapetes vermelhos para elas, trata-las com o maior carinho, respeito, dedicação, reconhecendo seus bons e dignos serviços, que são importantíssimos no decorrer de nossas vidas e de nossos queridos filhos. Sem contar aquelas que são verdadeiros anjos, cuidando dos nossos idosos doentes!

Existe um dia dedicado em homenagem às empregadas domésticas, mas, para mim, todos os dias são dedicados a elas, assim como elas, carinhosamente, mesmo com seus problemas que não são poucos, dedicam todos seus dias à nós!

Parabéns queridas, vocês são mais que especiais. Assim como tem outras profissões importantes, olhadas com desprezo!     

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

Nenhum comentário: