domingo, 10 de setembro de 2023

MINHA FESTA DE ANIVERSÁRIO! (Clique e eleia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Sábado, véspera de meu aniversário, fui cedo para minha deliciosa cama, não pensando em dormir, mas, especificamente, para passar o filme da minha vida, na minha preciosa mente recheada de boas lembranças, através da minha privilegiada memória. Assim desejando, acomodei-me colocando uma gostosa almofada para recostar-me e, prontamente, comecei minha deliciosa projeção!

Eu não ter lembranças do meu nascimento é algo justificável, pois, geralmente a partir dos 3 a 5 anos, é que começamos a gravar algumas das nossas peripécias, e foi nesse período que recordo-me das agonias das pessoas nas suas agitações, medos e traumas pelo desenrolar da guerra que, embora longe, estávamos participando com nossos pracinhas e nossas modestas forças armadas de plantão, caso houvesse algum ataque, mas, felizmente, nada aconteceu, vencemos a guerra e a vida continuou numa boa!

Aí, com a separação dos meus pais, fui com meu irmão Alfredo para Santo Amaro da Purificação, morar com minha querida tia, seu irmão tio Moisés e meu sábio avô Albino Souza, que era um grande filósofo popular!

Digo com a maior felicidade e alegria, que essa minha ida para meu torrão querido, foi a coisa mais importante da minha vida! Passei a ter ótimas amizades, bons professores, cidade super humanizada, solidária, acolhedora, bonita e tradicional. Não poderia querer mais que isso para começar a forjar minha personalidade, com bons hábitos, costumes, muita alegria e esperança. Conheci uma família maravilhosa que, por simbiose, consegui me apegar de tal forma, que até hoje, 76 anos depois, são todos meus amigos e irmãos do coração, isso sem contar os milhares de bons amigos e colegas que tive e lembro-me com o maior carinho, pois, essa cidade mágica faz com que todos se amem, se gostem e se respeitem. Conheço quase meio mundo, mas, cidade igual a minha, não existe e nunca existirá!

Passei o tempo de vinte anos no meu massapê querido, indo para Salvador estudar e trabalhar na Petrobrás, ficando até 1966, quando resolvi morar em Itabuna, já que meu pai aqui tinha residência. Aqui chegando, com menos de um ano terminei casando-me (hoje faria 55 anos de casado, mas, nos divorciamos numa boa há 5 anos, e somos excelentes amigos. Não posso deixar de dizer, que quem me casou foi o Juiz Dr. Genuíno de Castro , santamarense da gema). Tenho dois filhos maravilhosos que são meus maiores troféus. Pelas minhas experiências de vida, muitos livros lidos, influências de escritores amigos, passei a escrever e, quando dei por mim, já tinha escrito 12 livros, milhares de crônicas, artigos para vários jornais, convite para criar uma Academia de Letras, título de cidadão itabunense dado pela câmara por serviços prestados à cidade. Instalei e montei algumas empresas, porém, todas com o nome de Santo Amaro, sendo as maiores a SAMOTO – Santo amaro comercial de veículos (Concessionário Yamaha) e INCASAL – Ind. De Artefatos de cimento Santo Amaro Ltda.  (Lajes e todos tipos de pré-moldados de cimento e ferro).

Lembrei-me também dos cargos que aqui ocupei com muito orgulho, representando meu Santo Amaro: Presidente do Rotary, Diretor da Associação comercial, Diretor do CDL. Presidente de Honra dos Escoteiros do Sul da Bahia, Presidente do Hospital de Base, Presidente da Fundação da Saúde, Membro da Academia Grapiúna de Letras, lancei o primeiro plano de assistência Odontológica, a primeira gráfica digital a cores, construí vários apartamentos, e vale salientar, que pelos meus serviços em Itabuna, fui convidado para ser Assessor Especial do Secretário da Educação do Estado, onde passei 3 anos em Salvador nessa função dignificante, e mais umas pequenas coisas, que, com certeza, me honram muitíssimo, por estar passando por essa vida, deixando minhas pegadas bem marcadas, pelos passos firmes que dei na minha longa e feliz caminhada!

Terminei de passar o meu filme longa metragem e vi que, de tudo isso, não sobrou um tostão, pois quanto mais eu ganhava, mais eu gastava, sempre para me divertir, me qualificar e realmente viver a minha vida deliciosamente. E, literalmente, consegui. Não tenho nada, mas sou feliz pra caralho. Não invejo ninguém, e tenho certeza que sou invejado!

Quando acabei essa projeção, sorrindo e feliz, dormi como um anjo, acordei às 5 horas e pensei: Por que não passar meu filme para meus amigos, como se fosse minha festa de aniversário?

E aí, prontamente fiz! Beijos e abraços para todos!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e Um dos Fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

Nenhum comentário: