terça-feira, 5 de setembro de 2023

VEJA SE VOCÊ SE ENQUADRA NESSA REFLEXÃO! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Acordei hoje preocupada comigo mesmo. Bastante curioso porque estou sempre preocupada, mas, normalmente, com coisas do trabalho, saúde, etc., porém, desta feita os meus pensamentos estavam todos voltados para minha pessoa, meus comportamentos (passados e presentes), imaginando como eles estão influenciando ou influenciarão o meu futuro!

Sinceramente, isso nunca foi uma preocupação maior em minha vida. Sempre vivi o presente com intensidade, aproveitando as oportunidades que apareceram, procurando ser eu mesma, não me preocupando com regras e determinações pudicas ou retrógradas, do centro social que frequentei, procurando ser livre como um pássaro, mesmo tendo pessoas querendo me engaiolar, e outras com estilingues querendo me atingir!

Contudo, com sagacidade, consegui vencer essa batalha com algumas sequelas de penas perdidas e poucas cicatrizes de somenos importâncias. Mas, continuo voando, voando, e agora do alto, comecei a ver o horizonte da minha caminhada, percebendo com grande clareza, que devo repensar uma série de coisas, rever mentalmente alguns comportamentos totalmente egoísticos que professei, olhar com mais atenção as pessoas que me cercam, me toleraram e toleram, perder essa tola impressão que devo ser o único centro das atenções e, simplesmente, apenas reconhecer, que faço parte de um todo, onde a importância é literalmente igualitária!

E quem sabe se não sou eu a peça destoante de tudo, e por comodidade ou egoísmo, sempre coloco as culpas nos outros?

Será que não me compreenderem em certas circunstâncias, é porque minhas atitudes não são claras e coerentes?

Pensei isso agora com bastante profundidade e imparcialidade, singularizando em questão de minutos, cada personagem que faz parte da minha vida, meu cotidiano, meus afetos e desafetos, quer seja social ou profissional, e não tenho vergonha de dizer, que cheguei a uma conclusão repentina que, sinceramente, não tenho sido tão justa em meus julgamentos e comportamentos, quando procuro dar justificações das minhas atitudes, por me achar superior em alguns aspectos. Esse fato pode até não ser uma verdade, mas, lembrei-me que os outros também tem características muito importantes, e devem ser respeitados com muitíssima dignidade!

Vejo nesse momento, que por mais que sejamos qualificados, jamais seremos completos que não precisemos de algumas peças de pessoas que nos cercam, para que possamos armar o quebra cabeça da nossa vida. E estas peças sobressalentes, são, categoricamente, necessárias e vitais!

Sabem? Estou super feliz em ter chegado a essa conclusão! Para muitos parecerá demorada e tardia, ou dirão: “até que enfim!” Mas, verdadeiramente, as coisas só acontecem nas horas e ocasiões certas, e é sempre melhor quando nós mesmo enxergamos nossos erros e deficiências, sem que seja através imposições ou determinações!

Só tenho a agradecer a mim mesmo, por ter hoje me presenteado com uma visão muito mais ampla, que as que sempre enxerguei em minhas extravagantes revoadas!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros Fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

Nenhum comentário: