segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Nuances do carnaval!

Antonio Nunes de Souza*

Quando, normalmente, falamos sobre a grande e majestosa festa momesca, que movimenta todas as vertente do país, muda centenas de hábitos, costumes e comportamentos, sempre entramos pela seara dos rebolados, agarramentos, afloramentos libidinosos da sexualidade, enfim, sobre essas coisas que são, basicamente, as mesmas de sempre!
Entretanto, tem umas partes ou nuances que, tristemente, desagradam milhares de pessoas, ferindo abusivamente os seus direitos, sendo desrespeitados acintosamente, no sentido de atender o andamento dos festejos momescos. Podemos começar por um dos mais absurdos que é o fechamento de ruas e avenidas, proibindo os direitos dos moradores transitarem por mais de uma semana por seus caminhos normais, tendo que conseguir passes especiais ou estar com contas ou recibos bancários que caracterizem suas moradias e, assustadoramente, mesmo com essa documentação, ter que enfrentar filas e engarrafamentos de horas até ter a felicidade de chegar ao seu lar, exaurido e revoltado!
Essa tarefa exaustiva e revoltante, não fica somente nisso, pois, aliadas a ela tem a desprazerosa tristeza de na manhã seguinte, ver em frente à sua casa, ou edifício, montanhas de lixo, fedentina de urina e fezes, mesclados de vômitos, etc., sendo que, os mais premiados, ainda encontram bêbados dormindo e drogados embaixo das suas marquises!
Para que possamos dar uma ideia mais precisa para você que somente está ligado nas danças ou em casa vendo pela televisão, desconhece, completamente, dos muitos bairros que são utilizados como concentração de carretas e caminhões de trios que, durante os dias ficam fazendo seus consertos e arremates, repassando as músicas que serão apresentadas à noite, fazendo um barulho ensurdecedor, principalmente pelas misturas de sons entre eles. Essa parte tira a tranquilidade de crianças, doentes e idosos, deixando todos irritados sem ter nem direito nem a quem reclamar! E se for até eles fazer observações e pedir moderação, são tratados de babacas, caretas e ultrapassados, inclusive passivos de até de apanharem!
Vale a pena fazer essas observações que, geralmente, não estão a mostra, para que todos sintam que, para agradar uma multidão, outra grande parte da população sofre as agruras do diabo, se sacrificando, anualmente, pelo bem da folia. E, se eu me ater a outros detalhes menos ou de iguais significações, terei que escrever várias páginas. Então... que o que consegui transmitir, já dá para que você sinta que, enquanto está brincando loucamente, muitas pessoas estão enlouquecidas e agoniadas com seus direitos sendo aviltados e desrespeitados!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com 

Nenhum comentário: