segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

A trajetória de Juvenal!

Antonio Nunes de Souza*

Curiosamente, ou comumente, no decorrer de nossas vidas sempre nos deparamos com pessoas que, mesmo não sendo especiais, pelos seus procedimentos enganadores, sempre nos deixamos iludir, acreditando estar sendo até gratificados por conhecer tais figuras!
Juvenal, rapaz simpático, bonachão, bem humorado, inteligente e bem falante, foi uma dessas criaturas que tivemos a oportunidade de conviver durante alguns anos. Pela sua personalidade e maneira esperta com conversas, relativamente, convincentes, se tornou uma personagem bem recebido em todos os ambientes, eventos, reuniões, etc. Era, podemos assim dizer, uma criatura indispensável e, com sua eloquência, facilmente levava o grupo para onde lhe era conveniente. Quase um pequeno “guru” ou, um sabe tudo de qualquer assunto!
No secundário já fazia parte do Grêmio Estudantil, liderava as campanhas, opinava e determinava os projetos a serem apresentados e, em algumas ocasiões, levava a classe a fazer greves reivindicatórias, sempre com resultados favoráveis pelos acordos sigilosos que, eventualmente, fazia com as pessoas envolvidas. Assim, foi tornando-se um conhecido e reconhecido líder, lastreado em seus trabalhos e as artimanhas que operava por debaixo dos panos e na surdina, obtendo lucros e prestígio pessoal
Já na faculdade, pelo peso do seu conceito como secundarista bem atuante, logo foi convocado para ser Presidente do Conselho Universitário Estudantil, com todos os poderes de arregimentar a faculdade em peso quando se fazia necessário. Todos já tinham a consciência de que, o grande Juvenal, seria um expoente de destaque na política nacional. E não deu outra!
Assim que formou-se em direito, filiou-se a um partido forte, sem dificuldades, elegeu-se deputado estadual e, mesmo fazendo uma legislação cheia de enganações, foi eleito na próxima eleição como deputado federal, frequentando as rodas mais importantes da política nacional, pois, tranquilamente, já procedia e tinha a postura de um verdadeiro político: enganador, simpático, bem falante, espertíssimo e as outras características não boas da maioria dos políticos brasileiros!
Na semana passada, olhando nos jornais e vendo e ouvindo nas TVs, vi Juvenalzinho (como eu o tratava), algemado, preso no camburão da Polícia Federal, pois, infelizmente para o pobre e felizmente para nós, foi denunciado numa série de falcatruas, peculatos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha!
Entretanto, vergonhosamente, Juvenal acionou uma montanha de advogados, depoimentos e testemunhas e, absurdamente, foi solto para responder em liberdade, premiado com a simplória “prisão domiciliar”, que, pelo que estamos vendo em outros casos, daqui alguns dias tudo cairá no esquecimento, pois, os ataques dos mosquitos, estão servindo de desvio de atenções, transformando esses “tolos” casos de roubalheiras em crimes de terceira classe, não precisando de muita rigidez nas condenações!
Daqui a alguns anos teremos que lidar com os filhos e netos de Juvenal, pois, já está caracterizado oficialmente, e já temos comprovações, que deveremos voltar para o velho regime de “capitanias hereditárias”!
É uma pena que nossa Itabuna está cheia de JUVENAIS, que se proliferam nas águas sujas da política! Mas, seu voto, pode ser um excelente inseticida!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGARL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: