sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Querem me confundir!

Antonio Nunes de Souza*

Mesmo com a têmpera bastante forjada e fortalecida pelas defensivas e ofensivas encontradas pela frente, combatendo e defendendo-me das barreiras, principalmente nas trajetórias religiosas, hoje, pegando-me de surpresa, um amigo, me inqueriu, quase dizendo ser uma verdade que, da maneira, rapidez, coerência e versatilidade, que eu deixava transparecer em meus textos literários, que era um novo e valoroso “médium” e, na maior inocência, estava era “psicografando” meus artigos, crônicas, poemas e livros, sem que o espírito de “Emanoel” quisesse despertar em mim a verdade, por eu não ser muito crente na doutrina, esperando a hora certa para me dar essa ciência, fazendo com que eu passe a aceitar, com mais respeitabilidade e coerência, essa crença mundialmente reconhecida e seguida!
Como vocês viram, ele foi de uma eloquência simples e, ao mesmo tempo profunda, fazendo, seguramente, que parasse e pensasse sobre o assunto, muito embora, no íntimo achei até um pouco de graça, essa teimosia em escrever vem de longa data, sendo antes de menor intensidade em função do meu trabalho profissional e, agora aposentado, estou tirando a diferença!
Então...Parei e pensei, rememorando o meu passado e mexendo no presente, me lembrei que, na minha infância e juventude, tinha convivido com dois “Emanoeis” com grandes qualificações, inteligências, cultura geral e que, facilmente, demonstrando esses maravilhosos predicados, tornaram-se figuras respeitadas no mundo em suas áreas! Muito embora ambos estão vivíssimos, nos esplendores de suas gloriosas e sadias vidas. Estudamos muitos anos juntos nos mesmo colégios, amigos de convivências diárias, já que éramos das mesmas salas durante anos!
Um é meu querido amigo/irmão Caetano “EMANOEL” Viana Teles Velloso, grande poeta, compositor, músico, cineasta, escritor e cantor, pessoa que, até hoje, trocamos conhecimentos (ele dá e eu respondo agradecendo).  E o outro é Emanoel Alves de Araújo, conhecido mundialmente por ser um artista plástico de mão cheia, tendo nos melhores museus dos continentes suas obras expostas, já foi diretor do majestoso Museu de S. Paulo, exposições na Europa e Estados Unidos e, consequentemente, em toda América Latina. Atualmente, Diretor do Museu Afro do Estado da Bahia!
Obviamente, quem teve e tem relacionamento próximo com esses homens. Emanoel Araújo que o trato carinhosamente de “MANUBA” e Caetano Emanoel que, afetivamente o chamo de “CACUM”, certamente, devo nas minhas horas de escrever, receber ou relembrar nossos queridos e inesquecíveis diálogos do presente e do passado, assim fazendo fluir minhas inspirações!
Só posso dizer para esse amigo, que sinto-me honrado de ter essas duas figuras como parte da minha vida. Também, como esse amigo, algumas vezes, fico imaginando que esses dois homens que muito me influenciam e influenciaram, já desencarnaram na surdina, reencarnaram da mesma forma, e vieram me ajudar!
Sinceramente, com essas inquisições, querem me confundir!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: