terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Baronesa? Dão tristeza!

Antonio Nunes de Souza*

Tempos atrás escrevi uma crônica, onde dizia: “FORAM-SE OS BARÕES E FICARAM AS BARONESAS!”, isso tem bastante tempo, uma vez que, anualmente, as baronesas voltam a se deteriorarem no rio Cachoeira, mas, infelizmente, os barões do cacau nunca mais voltaram.Mas, nem por essa razão de empobrecimento regional, somos obrigados a sofrer com os entulhos fétidos, podres e criadores de uma enorme diversidade de insetos, ratos, cobras e ninho favoritos dos abomináveis mosquitos Aedes Aegypti!
Se faz necessário que, sendo um problema, literalmente, anual, as administrações, pelos menos as sérias e honestas, já se preparem para conter essa ação repetidora, sem causar maiores desconforto e doenças a população. Alegar todos anos que precisa de uma retroescavadeira de maior alcance, passa a ser de um cinismo e falta de respeito a população, uma vez que, comprovadamente, esse equipamento se faz mister, nessa e em outras circunstâncias!
Colocar meia dúzias de homens para serrar blocos e coloca-los para navegar até as bonitas praias de Ilhéus, torna-se um trabalho lento e enganador, querendo deixar transparecer que, depois de ouvir milhares de apelos e gritos, providências enérgicas e eficazes estão sendo tomadas! Será que pensam que o povo continua tolo, acreditando nessa “conversa de jacaré de aquário?
Se não podem fazer um saneamento decente no rio em função dos investimentos serem altos demais para o município, pelo menos enquanto estiverem lutando (?) para conseguir essas verbas, tratem do paliativo, limpando seu leito que, pelo menos melhora o mal cheiro e floresce o embelezamento de nossa cidade!
Nossa “histórica” Ilha do jegue, hoje está transformada em um pequeno monte de terra, cabendo apenas meia dúzia de garças, mesmo assim todas ficando em pé com uma perna só! E, como complemento todas usando “burcas” para se protegerem das picadas dos mosquitos transmissores das doenças!
Não conseguimos nem saber quem são os mais pobres, se são os itabunenses que sofrem, ou os administradores políticos por serem pobres de espírito!

*Escritor* - Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: