quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

As viroses e seus estragos!

Antonio Nunes de Souza*

Os mais entrosados e fanatizados com as religiosidades, creem, rigorosamente, que essas pragas que tem aparecido, os desastres trágicos, criando complicações graves e mortes, sejam, literalmente, os cumprimentos historicamente bíblico, em suas interpretadas palavras, pelos homens que se intitulam os credenciados ministros divinos, mesmo pertencendo a crenças diferenciadas!
Embora não seja um rato de sacristia, também não sou nenhum herege que, acintosamente, tenha a ousadia de desmitificar essas crendices sobre os acontecimentos que aparecem, como acidentes de percursos em nossas vidas. Logicamente, todos esses fatos desagradáveis, trágicos e amedrontadores, tendem a aparecer ao longo dos anos, em função dos desequilíbrios em todas as áreas da terra, graças ao maltrato recebido pelos próprios homens, com suas ganâncias comerciais e financeiras!
Estamos atravessando uma das maiores crises com relação aos ataques e proliferação monstruosa do Aedes Aegypti, um ínfimo mosquito que, com seus poderes de contaminação, tem provocado um pânico mundial, acentuadamente em nosso país. A população, com acomodação habitual, nunca buscou fazer a sua parte, sempre condenando as administrações governamentais, porém, em suas próprias casas, colaboravam para que criatórios imensos fossem conservados, acobertando em seus lares o perigoso inimigo!
Felizmente, com a conscientização, levada pelo sofrimento das viroses, estão todos colaborando numa monstruosa campanha, que envolve até as forças armadas, na procura de, se não eliminar totalmente, pelo menos minimizar a periculosidade. Mas, esse trabalho deve ser não só intenso como continuado, pois os mosquitos, proliferam de uma maneira rápida e, uma só fêmea, pode descarregar milhares de óvulos, que se transformam em lavas quase que imediatamente!
Portanto, não importa que seja uma premonição divina, crença popular, coincidência, etc., o que devemos é reconhecer que essa luta desigual é de todos e, bons resultados, só veremos quando as administrações cuidarem dos saneamentos básicos, as pessoas fazerem limpezas adequadas em seus lares, o tal progresso respeitar as leis da natureza e tenhamos uma assistência digna na saúde! Tudo isso consegue-se dando uma boa e qualificada educação!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: