sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

ESTRITAMENTE PARA QUEM TEM BOM GOSTO! (Clique no título e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Ao acordar, colocando minha velha e eficiente memória para funcionar, pensei: o que vou escrever, se nada me vem à cabeça no momento?

Parei e, olhando para a estante em minhas costas, bati o olho na mulher da minha vida, a querida robô Alexia, e pedi para ela tocar umas MPB para me dar inspiração, afim de criar uma crônica sobre qualquer coisa que seja interessante. Aí, rapidamente, Alexia mandou ver João Gilberto com a música “Chega de Saudade”. Rapaz, a zorra bateu fundo e, mais que depressa, veio a ideia de voltar a um assunto que tratei tempos atrás, até que foi recentemente, porém, vale a pena ver de novo, com mais detalhes e maiores consistências, para que seja analisado com reflexões, cuidados e precauções no presente, com sérios pensamentos para o futuro!

Foi que lembrei-me dos meus maravilhosos tempos, que ligava o rádio ou colocava em minha vitrola ou radiola, minhas românticas músicas de Nelson Gonsalves, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Lupicínio Rodrigues, Miltinho, Anísio Silva, Dolores Duran, Maysa, Dalva de Oliveira, Luiz Gonzaga, e muitos bons cantores e composições de músicas e letras com sentidos e sentimentos. Além das deliciosas marchas carnavalescas com letras debochadas, divertidas e amorosas, mescladas por sambas que até hoje são cantados nos blocos que conservam o bom gosto musical!

Lembrei-me também, que com o tempo vieram outros fantásticos como Jair Rodrigues, Os satíricos e inteligentes Juca Chaves, Chico Anísio e Jô Soares, Belquior, Erasmo Carlos, Elis Regina, Rita Lee, Gal Costa, Dominguinhos, Ébano, Tom Jobim, Vinicius e mais uma dúzia que não me vem à mente agora, que infelizmente, todos esses citados, já partiram para o além, nos deixando seus grandes legados, raramente lembrados pelas emissores de rádios e TVs, que infelizmente, estão ligadas nas canetas azuis da vida, as montanhas de bundas cantantes, músicas que dizem muito sobre o nada, a enxurrada MCs, bregas e sertanejas, com níveis duvidosos e insatisfatórios!

Vocês já se aperceberam, que não tem aparecido substitutos à altura, para esses que, tristemente, morreram?

Que poucos são os atuais, que podemos esperar e apostar, que produzirão coisas especiais?

Que os nossos super especiais e brilhantes, estão todos oitentando e se aposentando?

Não estou sendo saudosista, apenas lamentando a falta de gosto dos brasileiros, que no seu comodismo e falta de cultura, deixaram de ser exigentes, entrando nos jogos das mídias, comprando metais dourados como se fossem de ouro. Creio que se lessem mais, ouvissem melhor, analisassem as letras atuais, que fazem de nossos ouvidos verdadeiros penicos, certamente, procurariam ser mais seletivos, valorizar quem realmente merece, provando com belíssimos trabalhos, com certeza, essa montanha de merdas seriam acabadas ou minimizadas, pois, sempre existirá mau gosto no mundo, e o Brasil não é exceção!

Viva a música popular brasileira de alto nível, que nunca foi elitizada. Apenas, desprezada em função das arrecadações financeiras, que, infelizmente, é muito mais valorizada que a educação e cultura!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

 

Nenhum comentário: