quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

CUIDADO AO ELOGIAR UMA PESSOA NEGRA! (Clique no título e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

O que me fez escrever sobre esse assunto, foi que ontem, em minha cidade (Itabuna-Bahia), aconteceu um caso completamente inusitado e descabido, quando uma moça prestou queixa , contra um médico de setenta e dois anos, excelente profissional, educadíssimo, dirigiu-se para ela e, simplesmente disse: “Você tem uma pele preta linda e é muito bonita. E você é uma negra bonita porque tem sangue branco!” Isso querendo dizer apenas, que ela não tinha as características negras, que são: lábios, grossos, testa largas, narizes achatados, queixos proeminentes e cabelos crespos. E não é novidade para ninguém, que devido a nossa mistura de miscigenação no Brasil, principalmente na Bahia, nascem pessoas brancas com as características negras, assim como negros com características brancas, sendo pessoas mestiças, denominadas de morenos ou mulatos!

Assim sendo, e bem explicado, de modo algum deve-se prender uma pessoa, por elogiar dessa forma um homem ou mulher negra, Totalmente inacreditável essa moça dizer nas redes e TV, que foi absurdamente ofendida, que está se sentindo mal pela grande ofensa moral e brutal preconceito racial!

Lamento profundamente por esse médico, como também fico envergonhado com a atitude exagerada e descabida dessa jovem, que em função de um simples elogio, sem nenhuma pretensão de ofensa, ela esteja criando uma tragédia na vida de um homem de procedimento ímpar e excelente profissional!

Então... por essas e outras razões, tenha o máximo cuidado ao dirigir-se a uma pessoa negra, pois, se cair na besteira de dizer: “que neguinha linda!”. Estás, literalmente, fodido, pois, vai preso sem direito a fiança, e se prepare para sair nas televisões como um sórdido discriminador de etnias!

Vejam como as coisas mudaram: Eu tive uma namorada negra e, carinhosamente, a chamava de minha morena. E ela, gentilmente, me dia: “Você quer economizar a tinta meu bem? Eu sou negra!”

Nota-se que os tempos mudaram, porém, não sei se foram para melhores. Eu continuo amando essa gloriosa etnia negra. Mas, nada de exageros minhas Deusas de Ébano!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

                                  

Nenhum comentário: