terça-feira, 1 de agosto de 2017

PECADOS DA JUVENTUDE!


Antonio Nunes de Souza*
]
Sempre jurei que jamais escreveria crônicas ligadas a minha pessoa, ou que já aconteceram com outros, pois, minha maior preocupação e dedicação é de criar “estórias”, acontecida as escondidas, ou para acontecer dado as trilhas do desenvolvimento e progresso desses mundão abençoado por Deus!

Relembrando da minha experiência de locutor de rádio, na minha maravilhosa Santo Amaro, na Rádio Educadora de S. Amaro, filial da Rádio Clube de Feira de Santana, organização pertencente a Igreja dos Capuchinhos.
Nessa época, com meus 14 anos, já tinha uma voz bem impostada e meio rouca, dando-me o privilégio de ser um locutor elogiável. Trabalhei por dois anos ininterruptos, criando programas, reportagens, sonoplastia, discotecário e, por incrível que pareça, apresentador e animador de programas de calouros com auditório. Na verdade todos nós éramos “faz tudo”. Em função de minimizar as despesas, já que as propagandas locais eram poucas devido ao fraco comércio local!

O fato principal dessa lembrança bem “sacana” da minha vida adolescente é para falar de um programa que criei, chamado CALENDÁRIO DO DIA, que consistia em comunicar aos ouvintes, as coisas que ocorreriam no dia, baseadas em estudos e informações categorizadas e científicas!

Vou citar alguns fatos e, principalmente, como eram captados: A previsão do tempo eu apenas olhava pela janela o céu e, se estivesse escuro e com revoada de urubus, eu, com toda sinceridade, narrava: Segundo o Dr. Gordon Smith, professor da Universidade de Oxford, teremos tempo chuvoso em nossa região com algumas pancadas na parte sul, com temperatura entre 24 a 31 graus!
Já com o horoscopo do dia, eu atribuía a experiente e internacional profa. PHD em astrologia da Universidade de Cambridge, Ellen Grington. Essa parte me dava um pouco de trabalho, pois tinha de me sentar e escrever o dia de cada signo do ano naquele dia. Mas, sabidamente, muitas vezes me aproveitei para fazer minhas paqueras, procurando saber os signos das garotas que eu desejava namorar e tirar minha casquinha e, matreiramente, dizia que iria aparecer alguém naqueles dias fazendo-lhe proposta de amor e que elas deveriam aceitar, pois poderia ser o grande amor da sua vida. Sabidamente, aproveitava a dica dada e partia para a “guerra”. Juro que ganhei muitas das minhas ouvintes!
Com relação ao filme do dia, eu tinha um acordo com o dono do cinema e não pagava ingresso para poder comentar a respeito do filme, porém, nem sempre eu podia, ou desejava ir assistir. Então, cinicamente, inventava uma mine história sobre a fita, baseando-me no título! Aí, quando acontecia ser tudo diferente e me telefonavam dizendo meu engano eu, prontamente, dizia: Fiz um comentário errado de propósito para não tirar as surpresas dos espectadores!
Tinha também a charada do dia, que eu inventava ou copiava de algum almanaque e, quem respondesse certa, ganhava um brinde dado pelos patrocinadores do programa!
Para completar com chave ouro havia o “pensamento do Dia”, que eu copiava de alguns filósofos, como também criava muitos atribuindo ao nosso querido Williams Shakespeare.
Enquanto a finalização com a música do dia, obviamente, colocava alguma do meu gosto, enfatizando que estava em primeiro lugar nas paradas nacional, ou internacionais!

Essa confissão, de como sou um gozador “sacana” desde a puberdade, dá para perceber que, desde menino minha mente já estava traçada para ser um colunistas criador de “estórias e sacanagens em geral!”
Grande abraço e me perdoem por esses pecados na juventude!

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

Nenhum comentário: