segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Golpe esquecido!

Antonio Nunes de Souza*

Quando falo que a memória do brasileiro é fraca e desprezível, parece que sou um exagerado, condenador sem motivos, ou “relembrador” de fatos que nada mais interessa ao sofrido e desmemoriado povo brasileiro! Até aqueles que viram e acompanharam o desenrolar do fato, não se preocuparam e não se preocupam em educar os jovens, ilustrando-os com fatos históricos de nosso país!
Sendo isso mais uma grande prova que, tristemente, vamos ter a desdita de ver essa “tropa” de deputados e senadores que votaram a favor do último golpe na república brasileira, colocando um corrupto no poder e desmoronando toda trajetória que vinha se desenrolando, reeleitos por esse mesmo povo que, estimulados gritaram “fora Dilma”, o mesmo que agora gritam “fora Temer’.

Propositadamente, deixei passar em branco a data bastante histórica de 24 de agosto que, em 1954 foi concretizado um golpe contra o governo de Getúlio Vargas, levando-o ao suicídio, ou, como algumas vertentes comentam, sua misteriosa morte, teve um cheiro de crime político! Até hoje existem dúvidas a respeito.

Não quero fazer análises sobre as razões do golpe, pois não vem ao caso. Minha preocupação nesse instante é tentar fazer florescer nas cabeças pensantes e patrióticas, que se faz necessário divulgar essas partes de nossa história, bastante marcantes e, na grande maioria não foram benéficos como bradavam que seria.
Eu, menino ainda, cursando a primeira série ginasial, apenas, por não entender nada de política, achei legal porque foram suspensas as aulas e pude brincar e me divertir, desconhecendo, quanto representava aquele acontecimento!   
Posterimente, já um rapaz, com melhor entendimento e cultura, tive que vivenciar mais um golpe em 31 de março de 1964, desta feita, dado pelas forças armadas da nação, que teve a duração de uns 25 anos no poder. Mas, tudo isso passa em branco, pois, para os brasileiros, sempre será assim: Os grupos mais forte, quando os mais fracos, ou seja, o povo chega ao poder, é porque está na hora de mais um golpe!

Tenho que perguntar: Estamos numa república democrática, ou numa academia de “lutas marciais”?

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

Nenhum comentário: