quarta-feira, 1 de março de 2017

Volta as aulas!

Antonio Nunes de Souza*

Passei grande parte da minha vida, desfrutando as férias de fim de ano e, quando chegava o final do mês de fevereiro, já estava me preparando para o início das aulas, que normalmente, era no dia primeiro de março!

Ao mesmo tempo em que ficávamos tristes por ter que acordar cedo, ficávamos alegres de voltar a ver nossos colegas e também os novos alunos que sempre aparecem nas nossas escolas, vindo de outras, ou de cidades que moravam antes. Era uma festa ver os calouros e os encontros cheios de saudades com os velhos amigos, sendo que, no geral e pesar das ações, nós ficávamos alegres e felizes, inclusive com a curiosidade aguçada, para saber se vinha alguma professora nova, que era mais generosa nas notas que a antiga!

Voltávamos mais cedo nesse primeiro dia, pois, era dedicado a informação que livrarias seriam encontrados os livros, além dos objetos normais de estudante (canetas, régua, lápis, borrachas, apontador, compasso e cadernos). Lembro-me que quando entregava a grande lista minha família ficava assombrada preocupada com a grana, já que os custos sempre são altos, pois, as livrarias se aproveitam dessa fase onde as compras são prioritárias, e sem o direito de deixar de fazê-las!

Com alguma tristeza, vejo hoje as aulas estarem sempre atrasadas graças as praticamente normais greves exigindo melhorias salariais, ou salários atrasados. Algumas delas com cunhos políticos que, estupidamente, atrapalham a normalidade curricular dos alunos, prejudicando muito a educação em todas as vertentes, quer seja primário, secundária, indo alcançar as universidades e os cursos de mestrados e doutorados!

Essa maneira triste e rude de fazer as suas reivindicações, prejudicam sensivelmente todos os alunos, pois, por tratar-se de uma classe de pessoas com formações privilegiadas, já deviam reconhecer que, mesmo tendo direitos, razões e necessidades, deveriam estudar uma outra maneira de comportamento, inclusive com maiores diálogos, no sentido de não prejudicar a normalidade escolar!
Creio que, com cautela, inteligência e competência, pode-se chegar a um denominador comum bem menos prejudicial e uma maneira mais elegante e respeitosa com o corpo discente!

“O crescimento de um país começa pelos crescimentos dos seus conhecimentos! A educação é a luz que ilumina o caminho da prosperidade!’
Reflitam sobre essas minhas palavras!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com


Nenhum comentário: