quarta-feira, 6 de abril de 2016

Promessas tardam, mas não falham!

Antonio Nunes de Souza*

Algumas vezes ficamos desesperados em função das promessas políticas, que passam geralmente anos e anos para serem cumpridas e, tristemente, acontece na maioria das vezes, não serem concretizadas ou realizadas por aqueles que prometeram, e outros que os substituíram!
Me lembrei de dois casos importantes que ocorreram: a ponte de Ilhéus/Pontal prometida por D. Pedro, e só foi realizada muitos anos depois no governo do velho governador Lomanto Júnior. A outra promessa foi mais recente, feita pelo melhor prefeito que conheci nos meus cinquenta anos de Itabuna, José Oduque Teixeira. Esse, sempre querendo fazer algo inusitado e grandioso para o município, em uma das suas campanhas, prometeu, segundo dizem, trazer de Ilhéus uma praia para Itabuna! Não precisa dizer que essa promessa fantástica, causou o maior reboliço em toda região, todos imaginando que, o grande Oduque tinha se transformado em Netuno o Deus dos Mares! Como ele não ganhou a eleição, sua promessa ficou no ar, sendo que, para uns causando uma grande tristeza e para outros uma piada debochada e inacreditável!
Como disse acima, “que as promessas tardam, mas não falham”, estamos vendo e vivenciando a concretização, inclusive com mais tecnologia, a possibilidade miraculosa dos pobres terem a oportunidade de tomar bando de mar em seus chuveiros, sem perigos de afogamentos, serem atacados por tubarões ou outros peixes, sem se sujarem com areia, sem gastar passagem de ônibus ou se cotizarem pra alugar uma Kombi ou caminhão, ter que levar panelões de comida para suas farofadas praianas, além da garantia que as crianças não terão perigo de irem para as águas fundas. Uma verdadeira maravilha, praticamente, inacreditável, pois, para que o serviço tenha uma qualidade ímpar, a EMASA colocou diversos carros tanques para fazer “delivery” de água salgada e, em algumas ocasiões algumas pessoas são premiadas com bônus, encontrando alguns siris na água para fazer uma moqueca!
Os abastados tomam seus banhos com água mineral, tem seus caros e casas de veraneio nas cidades praianas, não sentem essa sensação maravilhosa dos pobres privilegiados!
Só nos resta agradecer ao prefeito Vane, auxiliado pelo meu competentíssimo amigo Ricardo Pereira, nos ter colocado em um patamar histórico, nos contemplando até com reportagem no jornal nacional!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: