domingo, 10 de abril de 2016

Bancos ou agiotas oficiais?

Antonio Nunes de Souza*

Essa pergunta, pouco feita pelo explorado povo, talvez porque não entendam o “por que” e, com o passar do tempo, já se acostumaram a encarar essa triste realidade, tendo apenas o direito de fazer comentário dizendo apenas que é um absurdo, mas, sempre se submetendo aos seus ditames de juros extorsivos e crescimentos progressivos!
Como entender que num país onde a constituição determina uma inflação de 6% ao ano, a caderneta de poupança para seus usuários menos de 1% ao mês, e, os famigerados bancos cobram (privados e oficiais) de 10 até 16% ao mês nos cheques especiais, cartões de créditos, pagamentos com atrasos, etc. Por que esse privilégio, inclusive pra os milionários banqueiros internacionais que aqui vem buscar nossas merrecas, com todos os assentimentos governamentais?
Por favor senhores maus informados ou radicais, a culpa não é da Dilma! Pois, antes dela nascer, os bancos já mamavam em nossas murchas tetas!
Procuremos raciocinar, pedir explicações técnicas plausíveis, esclarecimentos inclusive das razões de entrar e sair governos, eleitos ou golpeadores e, ninguém quebrar essa blindagem bancária. Ou, pelo menos, fazer com que eles trabalhem, ganhem, mas dentro de um sistema humano e compatível com a política nacional!
Já vi passeatas, carreatas, panelaços, desfiles de reivindicações, etc., em favor de times de futebol, pedir aumento de salários, postos de saúde, saneamentos, dia dos Gays, carnaval, shows, etc., mas nunca vi nada disso contra a extorsão bancária!
Além dos fatos que relatei acima, ainda somos humilhados e obrigados a esperar por uma ou duas horas numa fila para ser atendido. Nota-se em sua frente cinco ou seis guichês, mas, somente dois tem funcionários para os atendimentos! Nos domingos, feriados e durante a noite, são incapazes de colocar um segurança nos caixas eletrônicos, onde você, tremendo de medo, entra e não sabe se vai ser assaltado dentro ou na saída!
Que tal nos atentarmos para esses gananciosos que obtém lucros de bilhões trimestralmente, nos fazendo de “galinhas de ovos de ouro”, pondo sempre em seus poderosos aviários, e comendo milho calados!
Nos expliquem por favor: São bancos ou agiotas oficiais?

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: