segunda-feira, 18 de abril de 2016

Golpe ao vivo e a cores!

Antonio Nunes de Souza*

Embora contra Collor de Melo, tivesse tido também o privilégio de ser ao vivo e a cores, as circunstâncias eram diferentes, a fraqueza do presidente era vista a olhos nus, seu homem forte no governo era um corrupto com qualificações internacionais e, na época, escandalizou o país com suas negociatas absurdas e cheia de vantagens financeiras, contando com pouquíssimos comparsas. Ele era o próprio Gerson, do deboche público que diz: “Gosto de levar vantagens”!
Tratava-se do bandido P.C. Farias que, por saber demais e poderia complicar a vida de muitos outros políticos, terminou sendo assassinado, numa trama que envolveu sua amante como a criminosa e que suicidou-se após mata-lo! Aí, tudo ficou por isso mesmo e os golpistas conquistaram o poder, fazendo as mesmas coisas, mas, com mais classes e segredos, dividindo todos os lucros obtidos. Com relação ao povo, além de nada ter mudado para melhor, ao contrário, as pioras foram crescentes! Continuou o país devendo fábulas ao banco mundial, falta de saúde, moradias, seguranças, empregos, altas de impostos e, a educação, pobremente administrada, já que a tônica desses governos é deixar a ignorância sempre crescer para que seus domínios sejam sempre mais fáceis!
Desta feita, com o apoio visível e declarado da rede globo e algumas da revistas semanais consideradas imprensa super marrom, logicamente com o apoio logístico dos partidos interessados, o PSDB por se ver derrotado quatro vezes seguidas, juntamente com o PMDB que nunca teve um candidato a altura para vencer as eleições, teve como presidente o Sarney por uma acidente (?) de percurso, que foi a morte de Tancredo Neves. Fora isso, todos que tiveram a ousadia de candidatar-se, perderam tristemente. Então... inteligentemente, criou uma corrente de componentes, pregando a verdade que tendo eles um maioria no senado e na câmara, poderiam, de alguma forma, dominar os governos, obter ministérios, altos cargos e uma série de benefícios, senão entravariam os planos e projetos dos presidentes. E, com a criação dessa mafiosa organização, tem conseguido manipular, tranquilamente, as pessoas eleitas pelo gosto e confiança do povo!
Ontem, mais uma vez provou seu poderio, resguardando um homem como o Eduardo Cunha, corrupto dos mais abomináveis, indiciado por diversas acusações comprovadas, inclusive ao da comissão de ética da câmara, fazendo com que, esse vergonhoso senhor, fosse quem deveria decidir sobre o pedido de impedimento da presidenta da república! Torno a repetir que é como um delegado deixar solto e proteger um ladrão, somente porque ele vai roubar coisas do seu interesse!
E sendo o resultado que fosse e foi obtido, o PMDB será agraciado com a presidência e, não duvidem, seu Eduardo Cunha seja perdoado, quem sabe, até ser o nosso vice! Será o cúmulo da podridão!
Não defendo canalhas, nem políticos corruptos, sejam de que partidos forem e cargos do gari ao presidente, mas, que, realmente, tenham suas culpas provadas. Essa desculpa ridícula com relação as pedaladas, isso vem acontecendo em outros governos e todos nunca manifestaram tanto repúdios e recriminações. Tudo era e foi barrigado pra frente, como uma maneira cabível de resolver situações emergenciais. Mas, no caso atual, como nada tinham contra Dilma, resolveram destruí-la perante o povo, como uma irresponsável e até a pecha de ladra e responsável pelas falcatruas de mais de 200 políticos, pertencentes a quase todos os partidos! Esses deputados que, cinicamente, bradaram com suas performances mambembes que estavam dizendo que era SIM em nome de seus filhos netos, esposas, etc., deveriam era ter vergonha quando chegassem em casa, pelo papel podre e sórdido que desempenharam nessa farsa burlesca e mais fétida que a podridão que campeia na política brasileira!
Só nos resta aguardar a continuação, ver e acatar os resultados, sendo que o povo, esse mesmo que saiu as ruas com suas panelas “inoxidáveis” e passeatas bem trajados e carreatas com carrões de luxo, raciocinem e vejam que esses golpistas, simplesmente, queriam o poder e, para o povo, como sempre, NADA!
Até o time do Santos está preocupado com esses gananciosos, pois, eles podem até querer prender Robinho, por que continua dando pedaladas!
Esse é o sétimo golpe que acompanho no Brasil e, em nenhum deles, não vi nenhuma mudança digna de ser citada. Ao contrário, sempre sofremos mais ouvindo as tolas desculpadas de que estão consertando as coisas erradas deixadas pelo antecessor!
Está faltando sensatez e solidariedade nessas “sociedades desorganizadas”!

*Escritor – Membro da Academia de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: