quarta-feira, 27 de abril de 2016

Corportamento humano!

Antonio Nunes de Souza*

Mesmo sendo completamente leigo na área, tenho percebido uma corrente grande de discrepâncias, nos diversos e derivados comportamentos humanos, nos fazendo crer que alguma coisa estranha comanda ou estimula essas ações e atitudes no decorrer de nossas vidas, resolvi dar minha opinião!
Muitas dessas atividades, talvez por serem claras demais, podemos até jurar que estamos certos em nossas convicções, não por sermos donos da verdade, mas, em função da repetição de procedimentos em diferentes lugares, mesmo com as vertentes um pouco divergentes!
Os lugares onde comprovamos esses comportamentos com mais assiduidade são nas igrejas. Quer sejam de que religiões pertençam, ou crenças administradas! Sabe-se que em todas existem um Salvador e protetor, que geralmente é o mesmo personagem, apenas com mudanças de tratamentos nos nomes para suas apologias. A mais abrangente em nosso país sempre foi a religião Católica Apostólica Romana que, graças aos jesuítas, conseguiu uma corrente imensa de adeptos, inclusive entre algumas tribos indígenas, implantando a sua crença e devoção dos seus Santos e o Papa aos seus cativados crentes.
Fazer que vejamos a existência de um ser superior no universo, não é nenhuma dificuldade, pois, nas nossas mentes, sempre acreditamos que somos de uma origem desconhecida e, somente um Deus miraculoso, poderia criar uma civilização, a natureza com sua linda flora e fauna e, obviamente, o homem!
Assim sendo, a religião católica foi crescendo vertiginosamente, porém, com o passar do tempo, transformou-se numa vertente bastante liberal, relaxamento dos seus adeptos, esvaziamentos das igrejas, dúvidas e descréditos em seus padres e ministros, enfim, mesmo ainda contando com a maioria de devotos, somente é frequentada pelos fieis de menores poderes aquisitivos, poucas escolaridades, doentes e desempregados em desesperos, desiludidos amorosos e, principalmente, idosos com medo de doenças e da morte! Quem está bem de vida, curte seus bons momentos, apenas usando o nome divino, eventualmente, para dizer: Graças a Deus está tudo bem comigo! Indo somente nas naves católicas para casamentos de parentes e amigos, ou missa de sétimo dia de parentes próximos ou figuras expressivas da sociedade! Tornou-se apenas em uma crença com a serventia de prestar favores miraculosos, quando são, eventualmente, solicitados. Mas, verdadeiramente, processar a religiosidade com assiduidade, nem pensar!
Com esse comportamento nada elogiável dos seus fiéis (?), deu um grande espaço para as igrejas evangélicas, que usando das pessoas de qualificações similares as católicas, porém, mais humildes e ainda menos letradas, ampliou seu espaço de tal forma que, se duvidar, está batendo feio na primeiríssima católica. Os majestosos templos evangélicos se tronaram os aconchegos dos desesperados, com seu pastores milagreiros, seus cânticos sagrados e a formação de uma plateia patética e inocentemente, fácil de ser enganada!
Desejava exemplificar outras áreas, mas, me alongaria muito, então fiz essa síntese sobre as religiosidades, dando uma modesta luz do que realmente é verdadeiros, fazendo com que não se evoquem o nome de Deus, apenas nas horas de desespero!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: