terça-feira, 19 de abril de 2016

Dia do Índio!

Antonio Nunes de Souza*

Outro dia falei que os homens, principalmente os brasileiros, adoram instituir como dias festivos e com homenagens, tudo que lhe dão algumas vantagens, lucros e prazeres!

Dezenove de abril por exemplo, comemora-se (?) em nosso país o “Dia do Índio!”, numa homenagem até justa aos nativos da nossa nação que, barbaramente, foram escravizados, mortos, infectados por doenças, tribos inteiras dizimadas, por uma colonização portuguesa brutal e mais selvagem que os próprios selvícolas! Restando apenas algumas tribos, realmente puras com os hábitos, costumes e tradições ainda conservados e, fora isso, algumas aldeias mescladas de negros, mulatos, brancos, mestiços pelas diversas misturas raciais, que convivem marginalmente, por não poderem melhorar suas acomodações, comodismos, aproveitando as benevolências governamentais e, principalmente, fazendo suas abusivas invasões de fazendas, reclamando milhares de hectares, que sem nenhuma estrutura agronômica, servirão para arrendarem para mineração ou criação de gado. Digo isso porque já vimos exemplos nas poucas oportunidades dos seus ganhos de causas!

Essa prova de péssima memória nacional, nos constrange significativamente, pois, já que foi criado e oficializado o dia, deveria haver palestras nas escolas, esclarecimentos das verdades históricas, distribuir saberes para a juventude, dirimir dúvidas e ressaltar quanto foi importante os trabalhos, mesmo forçados, juntamente com os negros, na construção de nossa pátria!

Todos que vão por prazer ou estudos passar temporadas em aldeias verdadeiramente puras, ficam pasmos com a maneira democrática e solidária que existe nessas comunidades, nos dando uma enorme lição de saber viver em conjunto ou grandes grupos e respeitar as crianças, os mais velhos e suas mulheres. Além dos despojamentos de vaidades, simplicidades abundantes e um modo de vida onde o respeito pelos direitos é considerado sagrado!

Só me resta, com minha voz fraca, porém sensata, dar hoje um viva e um abraço a nação indígena do nosso Brasil!

*Escritor e historiador da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: