segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

A volta do "pão e circo!"

Antonio Nunes de Souza*

Pode parecer um retrocesso na vida administrativa pública, mas, seguramente, trata-se apenas de um atendimento ao querido e ávido povo, por esse comportamento milenar, em detrimento as coisas mais úteis e essenciais para uma comunidade!

Estou referindo-me ao nosso carnaval, antecipado ou não, que será realizado em Itabuna, uma vez que estamos vindo de duas administrações, onde faltaram os pães e os circos, deixando o pobre povo sem mexer as suas bundas e todos os remelexos do corpo e com um pão regrado e amargurado, ou seja, aquele que o diabo amassou!

Com a volta triunfante de nosso “imperador penta campeão”, todos nós sabemos que, na sua agenda de comportamentos, essa antiga pratica é uma das grandes chaves para abrir as portas da sua eterna aceitação eleitoral! Ainda mais desta feita que, bravamente, foi “chamado” através do bonito samba de Dona Ivone Lara. Isso significou que o homem é o “cara”, ou seja o rei dos carnavais (ou circo) e o povo, alegre e super feliz, prova que será sempre o palhaço desse picadeiro!

Por que haveria o povo de não preferir os festejos e usar essa verba para fazer creches, colégios, postos médicos, etc.?
Não tem sentido, já que o homem eleito, sempre ganha contra os outros usando essa poderosa arma. O povo depois, além de também terem um pão enganador, terão o direito e prazer de reclamar as faltas básicas de sobrevivência, mas, isso será sempre uma normalidade perante a política brasileira!

Se seguirmos o adágio conhecido e popular: “Todo povo tem o governo que merece!”, está tudo certo e perfeito. Voltamos ao passado com circo em abundância, pão fresquinho e crocante para os privilegiados e, como sempre aconteceu e parece que acontecerá sempre: o povo “dançando e rebolando”, mesmo analfabetos, doentes e mal assistidos! Ou seja: Samba no pé e vento nas cabeças!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral262hotmail.com

Nenhum comentário: