quinta-feira, 28 de setembro de 2017

ANGÚSTIA DA CEGUEIRA!

Antonio Nunes de Souza*

A ausência de um dos sentidos deve ser vexatório e bastante desagradável para a pessoa penalizada com essa deficiência. Porém, para nós leigos no assunto, creditamos que a falta da visão seja a mais dolorida, uma vez que, somente conhece a natureza, através de informações, estudos literários, testes manuais, ou também e muito, através de informações de terceiros!

Mas, para compensar essa falta da visão, benditamente, ele é bastante privilegiado nos outros sentidos que, curiosamente, tem a perspicácia de com muitíssima sensibilidade, ter em sua mente umas imagens tão perfeitas, ou melhores que os que nada tem de errado com seus olhos.
Essa minha afirmativa tem sentido, pois, certa ocasião, ouvi e vi um cego de nascença descrever uma rosa tão bem, deixando-me pasmo e, só acreditando porque estava, simplesmente, vendo!

Creio que todos nós, em alguma ocasião, já testamos a nossa capacidade de enxergar, fazendo experiências com os olhos fechados e, incrivelmente, nos saímos decepcionados com nós mesmo, de como nos saímos pessimamente. Pode parecer um absurdo, mas, em nossa própria casa, quando eventualmente a noite falta energia, saímos nos batendo nos móveis, com dificuldade de nos localizar, numa pequena área que costumamos andar diariamente por longos anos!

Já os cegos com auxílios de uma bengala, ou de cães treinados, se deslocam pelas ruas movimentadas das cidades, sendo que, raramente se vê uma dessas pessoas atropeladas. Principalmente e atualmente, porque elas não ficam dedilhando celulares pelas avenidas, achando que os carros devem parar para elas escreverem uma grande maioria de bobagens!

As tecnologias estão sendo ampliadas e, já se consegue enxergar através de equipamentos sofisticados ligados ao cérebro, mas, infelizmente, os custos estão ainda nas nuvens e impraticáveis para serem comercializados!

Mesmo com as boas perspectivas, é importante que todos cuidem da saúde de suas visões, fazendo exames periódicos, cuidando de um dos seus sentidos preciosos!

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letra-AGRAL-antoniodaagrl26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com


3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!!

Unknown disse...

Olá muito bom seus textos!!

Unknown disse...

Muito bom!!