quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

O menino curioso!

Antonio Nunes de Souza*

Todo mundo sabe que as crianças são curiosas demais e quando ouvem falar muito em alguma coisa, procura logo querer saber o que seja, a fim de matar sua curiosidade, como também poder ampliar seus conhecimentos e se exibir junto aos seus amiguinhos! Curiosamente, mesmo todos achando que são coisas de crianças, mas, entre os adultos, acontece a mesma coisa. Querem saber de tudo através de rádios, jornais, revistas, televisões, etc., para que, nos bate papos nas rodas do trabalho e botequins, sejam alvo de atenções quando externam suas informações e conhecimentos. Essa vaidade faz parte ativa da curiosidade humana que, graças a Deus, progressivamente, vai enchendo as mentes com os saberes que passam a circular em todos os ambientes!
No caso vou me ater a uma criança de dez anos que, em um intervalo de manipulação constante dos jogos e contatos no seu celular sofisticado cheio de detalhes especiais, resolveu inquerir o seu pai sobre o assunto mais badalado do momento: POLÍTICA!
-Papai me diga o que é um político?
-Político meu filho é um homem que, reconhecendo sua comunidade, estado ou país, na evolução dos seus negócios, educação familiar e outras ajudas pelas administrações públicas, resolve restituir essas coisas que foi agraciado, trabalhando em benefício, principalmente do povo mais necessitado, ajudando para que todos tenham uma qualidade de vida melhor!
Poxa papai! Que profissão maravilhosa. Quando eu crescer vou ser político que vai ser legal!
-Nada disso meu querido filho, tire essa ideia louca da cabeça imediatamente!
-Não estou entendendo nada. Quero ser um cidadão que vai orgulhar nossa família e você me diz que é uma ideia maluca. Me explique melhor, por favor!
-O fato é que eu lhe falei o que seja um político decente, honesto, com princípios de administração, educação, solidário e disposto a colaborar com a coletividade. Porém, infelizmente, essa corrente política que estamos enfrentando há várias décadas, são de homens que se dizem ser “verdadeiramente políticos”, tem demonstrados que não tem escrúpulos, caráter, nem tão pouco cidadania. Mentem dizendo que são os melhores dos melhores e, cinicamente, quando o povo enganado, vota neles, somente fazem encher mais as suas sacolas usando as verbas públicas!
-Ah! Papai, então são ladrões?
-Piores meu filho, pois, em função das leis obsoletas e cheia de brechas criadas por eles mesmos, dificilmente se consegue prendê-los. Pois, quando são presos, seus hábeis advogados conseguem soltá-los imediatamente, ou responderem em liberdade, até que seus crimes caiam nos esquecimentos!
-E não existem nenhuns que sejam bons e confiáveis?
-Existe sim, mas, são tão poucos e muitos preferem ficar encima dos muros, cuidando apenas das suas obrigações e preocupados para também não se enlamearem dentro desse esquema sórdido!
-Ah! Papai, não quero mais saber de nada dessa classe desclassificada. Enquanto for assim, jamais vou querer ser político quando crescer!
*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: