terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Mudança do asco e do medo!

Antonio Nunes de Souza*

Talvez todos nós quando crianças, tivemos asco ou nojo de baratas e, medo terrível de cobras! Em verdade isso acontece na maioria das pessoas, muitas vezes acompanhando todas suas vidas, uma vez que são dois animais desprezíveis, até mesmo as cobras sendo lindas e maravilhosamente coloridas!
Eu não fui diferente, tive meus pavores constantes e sempre evitei contatos com tais “feras”. Aprendi, posteriormente que, a barata, você pode fazer desaparecer da sua frente, higienizando sua casa, fazendo dedetizações eventuais, etc., e, as cobras, normalmente vivem nas matas cuidando do equilíbrio da fauna, vivendo sem perturbar ninguém, desde quando vocês não queiram invadir seus territórios ou demonstrem perigos para elas. Essa compreensão que adquiri com o tempo me deu um certo alento para minimizar meus “ascos e medos”. Aí imaginei que, livrando-me dessa quase trauma, estivesse livre desses sentimentos por outras coisas!
E não é que aconteceu o que não esperava? Pois é amigos, na minha idade adulta fui tomar conhecimento de duas figuras que, assustadoramente, me causam “asco e medo”: políticos e corruptos! E esses, infelizmente, não adianta dedetizações nem higienizações. São porcos por naturezas, vivem muito bem nas podres lamas e lixos que eles mesmos produzem, infestam as cidades ocupando cargos que enriquecem e oprime o povo, fazem promessas mentirosas e desfrutam das maiores mordomias e benesses. Para nos aniquilar mais ainda, suas crias são apoiadas e seguem as mesmas carreiras, dando continuidade aos seus comportamentos podres e degenerados. E, como as cobras de cabeças chatas, são venenosos capazes de acabar com alguém, apenas com suas mentirosas declarações, sem precisar dar picadas! As exceções são tão raras dessa gigantesca prole, que, até é difícil fazer citações. Esses poucos, certamente, não vestirão as carapuças!
*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: