sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Natal a vista!

Antonio Nunes de Souza*

“Bate o sino pequenino, sino de Belém...”, com essas e outras músicas, anuncia-se a chegada das festas natalinas que, na verdade e realidade mundial, é uma comemoração muito mais comercial, social e gastronômica que, como deve e deveria ser, uma dedicação religiosa, respeitando e dignificando, mais um aniversário de Jesus! Por incrível que pareça, o parto de Maria na manjedoura, o brilho ofuscantes das estrelas no céu, são apenas lembrados para enfeitar vitrines como chamariz, ficando esse fato, mais como um complemento, que como a verdadeira motivação da comemoração em si!

Pode até parecer que estou exagerando descabidamente, mas, o que vemos todos os anos, nos olhos de todos é a preocupação em poder dar presentes aos seus entes queridos e amigos, receber os pedidos feitos, participar ou promover um jantar nababesco, com deliciosos vinhos, dançar, desfrutar de “amigos secretos” e, normalmente, usar e abusar dos seus cartões de créditos e cheques especiais, que lhe darão ressaca durante o resto do ano!

Imagino que, se fossemos mais sensatos, déssemos mais atenção a parte religiosa e principal dos festejos natalinos, respeitando mais a miséria que campeia no mundo, com fomes, discriminações e abandonos, tornássemos mais solidários, tenho certeza que as respostas divinas seriam mais benéficas e alvissareiras!

Parece até que sou um desmancha prazer falando dessa forma crua e dura, porém, pode ter certeza que o que estou dizendo está cheio de sensatez e equilíbrio, simplesmente para despertar reflexões e evitar exageros de um lado e, fatalmente, desprezos por outro! O equilíbrio é que faz de você uma pessoa de fé e, verdadeiramente, solidária e religiosa!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL –antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: