terça-feira, 25 de outubro de 2016

Mudanças no mundo!

Antonio Nunes de Souza 

-Filha o que é que você vai querer no natal, já estamos perto e Papai Noel precisa se preparar?
-Mainha eu quero uma bola de futebol!
-Mas bola é para os meninos, as meninas brincam com bonecas!
-Qualé minha mãe, você está por fora. Eu já tenho nove anos e não quero que me chamem mais de Lourisse, pois meu nome agora vai ser Neymara ou talvez Messilda!
-Nem pense em me colocar na escola para eu ser professora ou outra coisa, pois quero é ser jogadora de futebol!
-Que escolha boba é essa menina? Deixe para tomar essas decisões mais tarde quando você ficar uma moça!
-Minha mãe a época agora é outra, e não fale mais em “Papai Noel” que eu já sei que é você e meu pai que me dão os presentes. Com a internet nós estamos ficando adultos e conscientes bem mais rápido e vocês nem percebem. Vi na TV outro dia uma partida com a seleção feminina de futebol (Brasil X Alemanha) e fiquei impressionada com as jogadas de Marta e Formiga fazendo misérias em campo, inclusive gol. O locutor que estava transmitindo disse que elas ganham uma nota preta, vivem no exterior em mansões luxuosas, com salários altíssimos. E ainda ganham com propagandas outras quantias!
-Não sei quem meteu essas loucuras em sua cabecinha. Você está falando como se já fosse de maior idade.
-Pois saiba que com minha idade e meu corpão, tenho amigas na escola que já são mulher! Namoram com rapazes adultos e fazem tudo que vocês dizem que é proibido. Os tempos de espera acabou, agora é “ficar para ver o que é que vai dar”!
- Luiz Fernando meu filho, imagine você que nossa filha Lourisse me pediu de presente de Natal uma bola de futebol e quer que seu nome agora seja Neymara ou Messilda e que vai treinar para jogar na seleção. O que você acha que devo fazer com essa ideia louca?
-Compre duas bolas, quatro pares de chuteiras e matricule “Neymara” na escolinha de futebol, pois, se ela brilhar, estaremos todos montados na carne seca!
-Meu Deus do céu, pensei que você ia recriminar e você dá o maior apoio!
-Vá se adaptando minha filha são as mudanças no mundo. Brevemente você não encontrará uma professora nem pra remédio. Ninguém quer mais ser escravo, ganhar mal e com atraso, não ser respeitado e prestigiado e ainda levar a culpa que é dos políticos, pela falta de educação no país!

Essas são as grandes vergonhas nas “mudanças no mundo”! Um professor ou professora Mestranda ou PHD, ganha por mês o que um jogador de futebol ganha por hora, fora as grandes mordomias cotidianamente! A bárbara sociedade organizada (?) vê tudo isso há dezenas de anos, mas, prefere se reunir quase que diariamente em grupos de 20, 30, 40 mil, ou mais, para ver uma partida de futebol, mas, grosseiramente e vergonhosamente, não se reúnem com esses fortes grupos para ir aos Ministérios reivindicar umas mudanças justas e necessárias!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com



Nenhum comentário: