segunda-feira, 14 de março de 2016

Falta de memória coletiva!

Antonio Nunes de Souza*

Prefiro denominar de “falta de memória coletiva” que, passar por grosseiro e mal educado, taxando essas pessoas de bobas e pessimamente mal informadas!
Não sei se o meu tempo de vida acompanhando a política nacional com atenções voltadas aos atos, fatos e seus resultados, vendo e sentindo na pele, atitudes que o inocente (?) povo provoca, ou são levados a provocar, imaginando que resolverão todas as questões fora dos contextos e condenáveis perante as leis e os ditames das justiça, porém, pelas minhas atenções, e de muitas outras pessoas, todas as vezes que ocorreram tais manifestações, reúnem-se nas praças para bradar suas imagináveis vitórias, não atentando que, como diz o velho ditado: Mudam-se as moscas, mas, a merda continua a mesma!”

Nesses três quartos de século de vida, tive a desdita de vivenciar umas meia dúzias de golpes, tomadas e derrubadas de poderes, o povo se vangloriando tolamente e, quando a poeira da festa vai se amainando, voltam todas as queixas e reclamações, tendo que ouvir as mesmas desculpas de todos “encontramos a cidade, estado ou país em péssimas condições e, como estamos consertando, nada podemos fazer por hora, enquanto não sanearmos os desmandos encontrados!
Aí, repetidamente, não temos saúde, saneamento, transporte urbano, educação, segurança, assistência social, empregos e uma série de coisas básicas e essenciais que seria inviável enumerar aqui! A verdade é que é assim que vem funcionando sempre e o povo, na sua falta de memória coletiva, ou de informações por falta de lerem, acompanham nas marchas patrocinadas e estimuladas pelos interessados de ter os poderes nas mãos!

Não estou defendendo corruptos, bandidos, saqueadores do país e nem tão pouco partidos políticos (não pertenço a nenhum), minha pretensão é que seja saneado o governo, senado e câmera, através de uma votação racional, bem pensada, analisada acompanhando os currículos dos candidatos, eliminar, categoricamente, esses caciques que mapearam o Brasil e são seus “manda chuvas” – norte, nordeste, sul e sudoeste, complementando com a parte central do nosso sofrido Brasil. Criaram uma nova capitania hereditária, repassando seus lugares ou abrindo novos, para seus filhos e netos. Essa casta podre deve ser, completamente, destruída, sejam eles de que partidos forem!
Como corrigir esse descalabro votando novamente naqueles que, comprovadamente, são corruptos? Pois o povo faz isso com a maior tranquilidade, comprovando que suas memórias estão bem abaixo dos seus interesses e da coletividade!

Olhem para trás e vejam se encontra algum governo, principalmente os golpistas, por pressões (Getúlio, Jânio, Juscelino e Café Filho), ou por estimulação da população (Collor de Melo), e outros trabalhados sorrateiramente que também não me recordo, que tenham solucionado alguma coisa no país. Até o golpe militar de 64, matando e exilando milhares de pessoas, quando entregou o governo, tudo faltava, ou talvez mais, mas, ninguém podia falar, uma imprensa vigiada e amordaçada, somente era levado para o povo as notícias que eles queriam!

Endeusar juízes por estar cumprindo seus deveres, não quer dizer nada, ou não precisa dizer nada, pois, o grande herói de hoje, pode ser o bandido da amanhã. Será que já esqueceram também do grande juiz Lalau, do ministério do trabalho? Pois ele entrou como titular no governo da época como um homem íntegro, mas, alguns anos depois foi desmascarado como um grande ladrão do erário público!
Sejamos coerentes e vamos trabalhar para melhorar o nosso Brasil, execrando, definitivamente, os corruptos que forem comprovadas as denúncias (seja eles quem forem), mas desestabilizar o país para colocar quem na presidência do senado, câmara federal e na presidência da república?
Com essa trupe de suspeitos, seria: Tirar Chico para botar Francisco!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: