sexta-feira, 18 de março de 2016

Enlouqueceram ou emburreceram?

Antonio Nunes de Souza*

Pode parecer que a pergunta que estamos fazendo seja ofensiva, mas, na realidade, é apenas uma questão poética e musical que está assolando o país, num volume tão grande, que tornou-se assustador pela grande aceitação popular e os excessos da mídia geral, em busca de lucros rápidos e volumosos!
Estamos, sem nenhum preconceito ou discriminação, nos referindo as músicas que estamos sendo “obrigados” a ouvir, os vídeos que as TVs nos mostram, os programas ao vivo e os shows monstruosos que essa fatia enorme de novos artistas(?) fazem pelo Brasil a fora!
Na vertente religiosa católica, qualquer padre bonitinho vira logo cantor de sucesso, restando de feios os padres Marcelo e Padre Zezinho com a imagem nos braços. Os lançamentos de CDs e espetáculos itinerantes são quase que diários, com as mesmas ladainhas louvando a Deus (que é muito justo), porém, com ritmos que vão da valsa ao funk, intercalados com uns pagodes santificados.
Já nas igrejas evangélicas, que é muito mais abrangente pelas suas variedades de nomes e comportamentos, parece um ataque em massa de canções, quer sejam gospel ou nos ritmos mais alucinantes e vibrantes como o rap e rock. Em qualquer culto que você se delibere a ir, encontrará seus digníssimos pastores e ministros, com suas bandas e um grupo vocal de apoio em suas costas!
Com relação as duplas sertanejas, sinceramente, estão competindo com os mosquitos da dengue, causando uma praga de músicas e letras horrorosas, que são expressas por vozes esganiçadas e esquisitas, parecendo que vem lá do intestino, pois, suas letras são cheias e infestadas de partículas fecais!
Em princípio pensávamos que fosse uma coisa rápida e passageira, mas, infelizmente, além de estar crescendo vertiginosamente, está piorando o nível. Coisa que as vezes achávamos ser impossível, mas, milagrosamente, eles conseguem!
Sobre os sucessos carnavalescos, tenebrosamente horríveis, vamos nos recusar a falar em algo que alcançou o mais baixo nível de letras e poesias. O importante é ter um ritmo gostoso, saber fazer as acrobacias com as bundas, braços e pernas e contorções miraculosas acompanhadas de “cara e bocas”, transformam-se, imediatamente em grandes sucessos!
Quem tem o bom gosto e privilégio de ver um show de Caetano e Gil, deveria se sentir super feliz por estar diante de dois grandes cantores, poetas e músicos, que, orgulhosamente, depois de cinquenta anos, repetem seus repertórios maravilhosos e imortais, sendo sucessos absolutos nos dias de hoje!
Será que as pessoas “enlouqueceram ou emburreceram” com relação a musicalidade?

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: