segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

História? O que é isso para os itabunenses?


                                      Antonio Nunes de Souza*

Essas perguntas vêm sendo feitas pelos jornais, rádios, televisões, blogs e nos botequins das esquinas da vida, mas, infelizmente, nunca passam de comentários e condenações, pobres de ações para combater essas ricas ganâncias comerciais e financeiras de destruir os casarões representativos do início do desenvolvimento e estruturação da nossa cidade, que, como em todos os lugares civilizados, passam a representar o passado, lembrar os homens que ajudaram nessas empreitadas, dando a cidade algumas construções arrojadas para a época, quer sejam como palacetes para moradas, como também para instituições bancárias, colégios educacionais e culturais!
Ontem, 30/12/2012, no apagar das luzes desse ano que encerra um sofrimento em diversos aspectos, fui acordado às sete horas com uma movimentação de trator e algumas pancadas que sacudiam a minha pobre casa (sou vizinho de parece) e, indo verificar, estava sendo destruído, literalmente, o palacete que foi construído pelo Cel. Ramiro Nunes de Aquino há aproximadamente 100 anos, simbolizando na Praça Manoel Leal uma bela lembrança do início do desenvolvimento do nosso município. Poucos meses atrás, presenciamos na mesma praça a demolição do prédio onde funcionou a primeira agencia do Banco do Brasil, sendo usada a mesma filosofia: Sai o prédio velho para entrar dinheiro novo!
Obviamente, como essas atitudes não sofrem nenhuma condenação oficial, estando todas dentro da lei em termos de consentimentos e liberações, nossas lamentações só podem ser direcionadas as cantadas em versos e prosas “sociedades organizadas” (Rotary, Lions, Maçonaria, CDL, Associação Comercial, Entidades Religiosas, Academias de Letras, GAC e outras de iguais ou maiores importâncias) que, minha sofrida e fraca memória falha no momento, mas não falha para reprimir essa atitude nada elogiosa de omissão de providências!
Suponho que depois do Colégio Divina Providência, o Castelinho, o desmoronamento do casarão de Tertuliano de Pinho pelo abandono e os casos citados acima, só nos resta aguardar outras investidas em arquiteturas representativas, provando mais uma vez que continua a sanha de dinheiro na região, tanto pelos que aqui chegam, como pelos filhos (?) da terra.
Inegavelmente, está faltando cidadania, atitude, coragem e solidariedade, para que se tomem melhores cuidados com o nosso município, não deixando como lembrança para os nossos filhos e netos, apenas que nos orgulhamos de ser campeões em assassinatos, dengue, corrupção, unidades hospitalares abandonadas, esgotos a céu aberto e outros escalábros que somente nos envergonham.
Imagine num futuro próximo que seus netos ou filhos perguntem: Por que vocês não fizeram alguma coisa para evitar tais fatos?
Eu, sinceramente, morreria de vergonha e, para que possa ficar tranqüilo, é que, com orgulho, escrevo esse artigo!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com)


Nenhum comentário: